Com o lançamento do novo C40 agendado para esta terça-feira (08), a Volvo, nova líder na venda de carros elétricos no país, tem uma participação e tanto nos números divulgados pela Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
O XC40 Pure Eletric, primeiro carro completamente elétrico da marca, teve 107 unidades vendidas apenas no primeiro mês de 2022, quase o dobro acima do segundo colocado. A quantidade equivale a 29,15% das vendas totais de carros eletrificados do país.
Após a instalação de mil novos postos de carregamento por todo Brasil, a Volvo iniciou um cronograma de instalação de carregadores rápidos nas principais rodovias interurbanas. A primeira fase, já em operação, conta com 13 novos postos e uma cobertura de 3.250 quilômetros.
As cidades alcançadas, partindo de São Paulo, serão Rio de Janeiro (RJ), Belo Horizonte, Curitiba (PR), Uberlândia (MG), Baixada Santista e litoral norte paulista. De acordo com a empresa, cada posto tem capacidade para carregar dois veículos ao mesmo tempo e oferece cargas de até 85% em 40 minutos.
Para João Oliveira, chefe de Operações da Volvo, a liderança da marca no país se deve ao fato de seu investimento pioneiro nesse segmento na indústria nacional. “Nossa jornada de liderança se deve ao fato de termos acreditado no potencial desse segmento como algo de volume, e não apenas um nicho segmentado”, afirmou.
O Brasil foi o segundo país no mundo onde a empresa descontinuou a fabricação de motores a combustão para seus automóveis. Segundo Oliveira, a adesão dos brasileiros aos carros eletrificados se deve a um conjunto de razões muito claras. “A instabilidade no preço dos combustíveis, a tecnologia dos modelos elétricos e, também, a sustentabilidade oferecida por esses veículos”, declarou.
O novo SUV da Volvo, o C40, dá seguimento aos novos carros totalmente elétricos lançados pela empresa no país. Apesar do lançamento ser apenas na terça-feira, João Oliveira já pôde adiantar que o modelo inédito terá destaque em seu design e velocidade.