O mercado tem apostado forte em carros híbridos e elétricos para os próximos anos, mas será que ainda tem espaço para um SUV de luxo com motor diesel?

Em uma análise a primeira vista, parece até uma escolha que vai contra a maré, mas basta entrar no novo Mercedes-Benz GLE 400 SUV diesel para entender porque um carro como este ainda encontra espaço no setor automotivo. 

Já olhando de fora, ele chama bem a atenção pelo tamanho e pelo design elegante, em especial com esta dianteira imponente com a famosa estrela da Mercedes mostrando que este não é um carro qualquer. As rodas de 20 polegadas também casam perfeitamente com o visual de elegância e robustez pretendido pela marca. 

+ Jeep Commander: aventureiro tamanho família

Como repórter desta área, é comum andarmos nas ruas da cidade com carros que sempre chamam a atenção de quem está ao redor, mas no caso da GLE 400, o índice de curiosidade ficou bem acima da média.  

É um carro que definitivamente recebe olhares atentos, especialmente se você estiver usando a configuração para sete lugares – um importante diferencial deste modelo. 

Uma das curiosidades do GLE 400 tem a ver com sua autonomia. Ele é um dos poucos no mercado que pode percorrer mais de 1.000 quilômetros com apenas um tanque.  

Isso mesmo, em uma época em que carros elétricos lutam para passar dos 400 quilômetros, este é capaz de um feito impressionante: dá para ir de São Paulo a Brasília nesta quilometragem. Isso porque ele tem um tanque com capacidade para 85 litros e um consumo na estrada de até 13 quilômetros por litro. 

+ Jetta GLI: vida longa aos sedans esportivos

330 cavalos de potência e bom torque 

Por ser um SUV que comporta até sete passageiros, as dimensões do GLE 400 são superlativas: 4,92m de comprimento, 2,15m de largura, 1,77 de altura e entre-eixos de 2,93m. Nada, no entanto, que atrapalhe o dia a dia do motorista na cidade. 

Mas aí você pode estar imaginando que um SUV deste tamanho deve ter pouca performance, certo? Longe disso. E o segredo é o motor 3.0 turbodiesel com seis cilindros em linha.

São 330 cavalos de potência e 71,4 kgfm de torque. Isso aliado a um bom câmbio automático de 9 marchas, que garante respostas rápidas e suaves, tornam o carro muito prazeroso de dirigir. 

A aceleração é digna de carros menores ou até mais esportivos, com o 0 a 100 km/h feito em 6,5 segundos. O torque impressiona bastante, especialmente se levarmos em conta que estamos em um SUV de 7 lugares de 2.260 quilos. Ele também conta com tração integral, a famosa 4-Matic da Mercedes. 

+ Mercedes Classe C300 é exemplo de que sedans não vão morre

Tecnologia de ponta para o motorista 

A parte de tecnologia também é destaque, com monitoramento de faixa, controle de cruzeiro e direção semiautônoma.  

Ao contrário de outros sistemas que já avaliamos aqui, o do GLE 400 é um dos mais precisos, sem interferir muito na condução do motorista, mas ao mesmo tempo “esperto” o suficiente para detectar uma saída de faixa ou mesmo evitar uma colisão porque alguém a sua frente parou bruscamente. 

Desempenho e autonomia são bons diferenciais, mas outro grande destaque do GLE 400 é o conforto a bordo. Como é de se esperar em um SUV premium da Mercedes, você se sente na primeira classe de um avião, tanto aqui nos bancos da frente quanto para os passageiros.  

O requinte aparece em cada detalhe. O interior possui acabamentos luxuosos como couro, alumínio e madeira. O painel de instrumentos é digital e a central multimídia é integrada ao painel, dando um visual digno de cockpit de carro de corrida para o SUV. É nesta central, por exemplo, que você pode trocar a luz ambiente e dar um efeito bem bacana, sobretudo de noite. 

+ BYD Tan: o primeiro SUV 100% elétrico de 7 lugares no Brasil

Porta-malas enorme ou 7 lugares 

O espaço para o passageiro atrás é um dos maiores da categoria, senão o maior – quando você coloca o banco na máxima posição para trás, o espaço para as pernas parece digno de um sofá dos melhores lounges. 

Espaço para bagagem também não é problema no GLE 400, que tem porta-malas com capacidade para 630 litros. Agora, se sua prioridade é utilizar um dos diferenciais deste carro (o fato de poder carregar sete passageiros), leve em conta que, obviamente a capacidade do porta-malas fica reduzida – a Mercedes não divulga o espaço nesta configuração. 

Em todo caso, outro charme do carro é o engate automático, que você pode acionar com um simples toque de botão. Pronto, se você precisa mesmo transportar sete passageiros e mais um bagageiro de reboque, este item também foi pensado para você. 

Com tanto requinte, luxo e até mesmo um desempenho digno de carros mais potentes, é claro que este SUV premium da Mercedes vai te cobrar um valor alto: R$ 722.900 na versão que avaliamos aqui para você no iCarros. 

Será que o novo GLE 400 SUV diesel consegue fazer frente aos seus concorrentes? Pensando que nesta faixa de preço você pode tranquilamente (e com sobras) comprar um híbrido como BMW X5 e Volvo XC90, certamente fica difícil fazer um veredicto.

Por outro lado, sete lugares e uma autonomia superior a 1.000 quilômetros é algo que não se vê em qualquer carro – especialmente com o luxo de um SUV premium da Mercedes. 

Acompanhe as novidades do mundo automotivo pelo iCarros no:

Facebook (facebook.com/iCarros)
Instagram (instagram.com/icarros_oficial)
YouTube (youtube.com/icarros)

 



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here