Visual do Dacia Spring é praticamente o mesmo do Renault Kwid reestilizado.

Visual do Dacia Spring é praticamente o mesmo do Renault Kwid reestilizado.

Foto: Dacia / Divulgação

Vendido há quase quatro anos no Brasil, o Renault Kwid acaba de ganhar um visto europeu. Ou pelo menos quase isso. Através da subsidiária Dacia, a Renault acaba de lançar o Spring, modelo elétrico que é baseado no Kwid K-ZE vendido na China, e que foi apresentado pela marca romena em outubro do ano passado. Ele será o carro elétrico mais barato da Europa (até agora), e chegará ao mercado europeu a um preço de 16.990 euros (cerca de R$ 112 mil).

Por fora, o Dacia Spring é basicamente o Renault Kwid. Medindo 3,73 metros de comprimento, o elétrico conta com um porta-malas com capacidade para 300 litros, e um porta-objetos de 23 litros. A dianteira do Spring segue o visual adotado pelo Kwid reestilizado, que é vendido em mercados como China e Índia, mas que ainda não chegou ao Brasil. Ele conta com faróis bipartidos e luzes em led. A traseira também traz lanternas em led e para-choque distinto do modelo brasileiro.

 Dacia Spring conta com até 302 km de autonomia em uso urbano.

Dacia Spring conta com até 302 km de autonomia em uso urbano.

Foto: Dacia / Divulgação

Já no interior, o visual novamente segue o adotado pelo Kwid brasileiro. No entanto, o Dacia Spring traz painel de instrumentos digital e acionamento das marchas através de um botão giratório, recursos indisponíveis no modelo nacional. O europeu chega em duas versões, a Confort, que conta com ar-condicionado, luzes diurnas de led e rádio com Bluetooth e USB. Em seguida, há a Confort Plus, que acrescenta central multimídia de 7’’, detalhes na cor laranja e pintura metálica.   

O novo Dacia Spring conta com foco majoritariamente urbano. Movido por um motor elétrico de 44 cv e 124 Nm de torque, o modelo traz um conjunto de baterias de íon-lítio com 27,4 kWh de capacidade. Apesar da baixa potência e capacidade do conjunto, a autonomia é boa. Pesando 970 kg, o Dacia Spring conta um alcance de até 305 km em uso urbano e de até 230 km quando utilizado de forma mista em cidade e estrada.

O lançamento do modelo acontece em um contexto no qual vários países europeus já têm datas para proibir a venda de carros a combustão em um futuro próximo, alguns deles ainda nesta década. Com isso, praticamente todas as montadoras pretendem oferecer opções de modelos elétricos acessíveis, enquanto alguns países oferecem incentivos para a compra desse tipo de carro.

Interior do Dacia Spring é inspirado no Kwid brasileiro, só que com painel de instrumentos digital.

Interior do Dacia Spring é inspirado no Kwid brasileiro, só que com painel de instrumentos digital.

Foto: Dacia / Divulgação

Na França, por exemplo, será possível adquirir o Dacia Spring por 12.403 euros (pouco mais de R$ 82 mil). Isso se deve a um desconto de 27% para modelos elétricos abaixo de 45.000 euros oferecido pelo governo. Além disso, é possível ainda obter um desconto adicional de 2.500 euros ao trocar um carro a combustão por um elétrico.

A pré-venda do modelo começa no próximo dia 20, com as primeiras unidades sendo entregues a partir de setembro. Já para 2022, o Dacia Spring deverá ganhar uma versão comercial com capacidade para dois passageiros.

 

Sem previsão de chegada ao Brasil, o Dacia Spring poderia inspirar o Renault Kwid K-ZE nacional. Já vendida na China, a versão elétrica do Kwid seria uma boa opção para o mercado nacional, ainda mais se tratando de um projeto baseado em um carro que já é produzido no país. Seguindo o preço do modelo europeu, então, o Kwid elétrico teria tudo para ser um sucesso por aqui.

Veja também:

Volkswagen Taos, o terror do Compass, está pronto!

Guia do Carro

  • separator

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here