Vale ressaltar que algumas datas são estimadas ou baseadas em nossas apurações. As dificuldades de logística e de produção de peças devido à pandemia podem ocasionar atrasos ou até mesmo o cancelamento de alguns carros previstos. Veja a lista!

Fastback | Lançamento: 2º Semestre/2022

Fiat Fastback vai ter visual de cupê para brigar com T-Cross, Kicks e HR-V — Foto: João Kleber Amaral

O grande mistério da Fiat é o Fastback, seu novo SUV posicionado acima do Pulse que terá visual de cupê para brigar com T-Cross, Kicks e HR-V. O carro utilizará a mesma plataforma do “irmão menor”, com reformulações de balanço para ficar mais comprido e largo.

E, apesar da queda do teto para dar uma cara esportiva, o modelo receberá uma pequena “rabeta” na tampa do porta-malas. Segundo nossas fontes, o SUV terá em torno de 4,30 metros de comprimento (10 centímetros a mais que o Pulse), motor 1.0 turbo de 130 cv nas versões de entrada e 1.3 turbo de 185 cv no topo da gama. O câmbio será automático de seis marchas em ambas as motorizações.

Pulse Abarth | Lançamento: 2º semestre/2022

Pulse Abarth será o primeiro SUV esportivo da Fiat — Foto: Divulgação

O primeiro SUV esportivo da Fiat chegará às concessionárias — e na garagem de Arthur Aguiar, campeão do BBB 22 — no segundo semestre, com motor 1.3 turbo de 185 cv e 27,5 kgfm de torque e câmbio automático de seis marchas.

O Pulse Abarth também será equipado de série com frenagem autônoma de emergência, assistente de permanência em faixa e painel digital. É o primeiro carro da Abarth no Brasil desde o 500.

Tiguan Híbrido | Lançamento: 2023

Volkswagen Tiguan Híbrido deverá chegar ao Brasil com motor 1.4 TSI associado a outro elétrico — Foto: Divulgação

A Volkswagen prometeu que o Tiguan Allspace voltará para o mercado brasileiro. O problema é que não confirmou a data. A expectativa era de que o modelo desembarcasse ainda neste ano por aqui, mas pode ser que os planos tenham mudado um pouco e sua chegada fique para 2023.

Substituído pelo Taos, que não tem correspondido nas vendas, o Tiguan voltaria para o Brasil com design completamente atualizado e com sistema híbrido de propulsão formado por um motor 1.4 TSI a combustão e outro elétrico. Outra possibilidade é ter uma versão somente a combustão, permitindo assim a estreia do motor 1.5 TSI em nosso território. A ideia da VW é bater de frente com o Jeep Commander, única opção para sete ocupantes no país.

Volkswagen ID.4 terá 204 cv de potência, zero a 100 km/h em 8,5 segundos e até 522 quilômetros de autonomia — Foto: Divulgação

A Volkswagen terá seu primeiro carro elétrico em 2023, e deve ser o ID.4. O SUV parece fazer mais sentido para o mercado local, já que este é o segmento que mais cresce no país e no mundo. O problema pode ser encontrar o momento certo de vender o veículo por aqui.

Atualmente, o ID.4 é produzido na Europa e nos Estados Unido — em ambas as regiões o sucesso é tão grande que a produção não está dando conta da demanda. Por isso, a VW deve acompanhar de perto a situação no exterior para ver se consegue para o Brasil um pequeno lote de ID.

O SUV médio elétrico tem 4,58 m de comprimento (12 cm a mais que o Taos), 204 cv de potência, zero a 100 km/h em 8,5 segundos e até 522 quilômetros de autonomia. Outro fator que contribui para a demora em lançar o ID.4 por aqui é o preço, que pode encostar no de modelos premium.

Bônus: Gol SUV | Lançamento (estimado): 2024

A Volkswagen não confirma, mas o Gol pode estar saindo de cena apenas momentaneamente. Há informações de que o hatch vai se transformar em um SUV posicionado abaixo do Nivus. Caso isso realmente aconteça, podemos esperar sua ressurreição a partir de 2024.

Honda HR-V mexicano compartilha plataforma e conjunto mecânico com o Civic de 11ª geração — Foto: Divulgação

O nome ainda pode parecer estranho, mas o modelo em questão é o SUV que compartilha plataforma e conjunto mecânico com o Civic de 11ª geração. Na América do Norte, o SUV médio vai se chamar HR-V (veja o teste do modelo). Por aqui, será concorrente direto do Jeep Compass e Toyota Corolla Cross.

Importado do México, o Honda ZR-V deve se defender com um conjunto mecânico formado pelo motor 2.0 aspirado de 155 cv e câmbio automático do tipo CVT.

Honda CR-V será híbrido e produzirá 204 cv e 34,2 kgfm de torque combinados — Foto: Divulgação

A nova geração do CR-V está confirmada para o Brasil com motorização híbrida (que equipam somente as versões mais caras). Dessa forma, ela será formada por uma unidade 2.0 de quatro cilindros que trabalha em conjunto com dois motores elétricos, resultando em uma potência de 204 cv e 34,2 kgfm de torque combinados. Todos são equipados com sistema de tração integral Real Time AWD.

Bolt EUV | Lançamento: 2023

Chevrolet Bolt EUV gera 203 cv e 36,7 kgfm de torque instantâneo — Foto: Divulgação

Como uma espécie de Nivus, o carro é maior e mais alto que o “convencional” – são 4,30 metros de comprimento (16 cm a mais) e 2,67 m de distância entre-eixos (7,6 cm extras). O porta-malas é de 462 litros é menor que no hatch (que tem 478 l), mas é o suficiente para ser maior que o do Tracker, por exemplo, que traz 393 litros.

Já o motor elétrico e as baterias continuam com as mesmas especificações. A unidade de potência gera o equivalente a 203 cv de potência máxima e 36,7 kgfm de torque instantâneo. A bateria de 66 kWh fornece uma autonomia de até 402 quilômetros – 14 km a menos que o hatch.

Blazer EV | Lançamento: 2024

Chevrolet Blazer EV 2023 terá motores que entregarão até 560 cv e 89,6 kgfm — Foto: Divulgação

O Blazer EV terá um design arrojado e alinhado com os novos produtos elétricos da GM, como Silverado EV e também o futuro Equinox EV, também com passaporte carimbado para o Brasil

Em relação aos dados de performance, apenas a esportiva SS teve algumas informações reveladas. O modelo de topo terá motores que entregarão até 560 cv e 89,6 kgfm, além de tração integral. Segundo a Chevrolet, esse conjunto permitirá ao SUV acelerar de 0 a 100 km/h em menos de quatro segundos.

Equinox EV | Lançamento: 2024

Chevrolet Equinox EV 2024 utilizará a plataforma Ultium, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos — Foto: Divulgação

A versão elétrica do Equinox (que não tem nada a ver com o recém-reestilizado SUV que nós conhecemos aqui no Brasil) ainda está em fase de desenvolvimento nos EUA. A General Motors não dá qualquer pista sobre o inédito carro elétrico.

A única informação divulgada até agora é que o SUV utilizará a plataforma Ultium, desenvolvida exclusivamente para veículos elétricos e que já serve de base para outros modelos da marca, casos da Silverado EV e do Hummer EV

SUV compacto da Renault| Lançamento: 2024

SUV da Renault será uma mistura do novo Mégane e Austral, segundo fontes — Foto: João Kleber Amaral (Projeção)

O crossover, que atende pelo código de projeto HJF, será posicionado abaixo do Duster e será o futuro veículo de entrada da marca no Brasil. Ele será o primeiro a utilizar o propulsor 1.0 turboflex desenvolvido nacionalmente e será rival direto do Fiat Pulse e Volkswagen Nivus. Quanto ao motor, é possível até que ele passe a equipar os Nissan Kicks e Versa em um segundo momento.

Segundo fontes ouvidas por Autoesporte, a potência deve ficar na casa dos 120 cv quando abastecido com gasolina. O câmbio será automático do tipo CVT. Já o visual de nada deve parecer com o Stepway. De acordo com nossas fontes, “ele é uma mescla do novo Austral com o Mégane”

Jeep Grand Cherokee 4xe | Lançamento: 2º semestre/2022

Grand Cherokee híbrido consegue percorrer uma distância de 40 km utilizando apenas os motores elétricos — Foto: Divulgação

O SUV híbrido de 4,95 m e 2,96 m de entre-eixos combina um motor 2.0 turbo a gasolina com outros dois elétricos, entregando 375 cv e 65 kgfm. A tração, obviamente, é nas quatro rodas. Da mesma forma que o Compass 4xe, o Grand Cherokee híbrido consegue percorrer uma distância de 40 km utilizando apenas os motores elétricos.

Sportage | Lançamento: Julho/2022

SUV será híbrido leve e terá um pequeno motor de 48 volts para auxiliar o 1.6 turbo com injeção direta — Foto: Divulgação

O Sportage será o grande lançamento da Kia neste ano. Prevista para chegar às lojas em julho, a nova geração surge com visual bem diferenciado, com grande destaque para a assinatura de LED em formato de “V”. O SUV será híbrido leve e terá um pequeno motor de 48 volts para auxiliar o 1.6 turbo com injeção direta, que produz 180 cv e 27 kgfm. O câmbio é automático de dupla embreagem, com sete marchas.

Niro | Lançamento: Junho/2023

Kia Niro terá propulsão híbrida e fará até 19 km/l na cidade — Foto: Divulgação

Depois do Sportage, será a vez do Niro estrear no Brasil, com a promessa de fazer 19 km/l na cidade. Ao que tudo indica, ele terá motor 1.6, com injeção direta e capacidade para desenvolver 105 cv e 14,6 kgfm, auxiliado por um motor elétrico de 43 cv e 18,05 kgfm. A versão elétrica não foi descartada, mas provavelmente virá só no ano que vem.

EV6 | Lançamento: 2º semestre/2023

KIA EV6: já testamos o carro elétrico que será lançado no Brasil. E GOSTAMOS!

KIA EV6: já testamos o carro elétrico que será lançado no Brasil. E GOSTAMOS!

O EV6 deve chegar no segundo semestre de 2023, mas a Kia se antecipou e trouxe uma unidade ao Brasil (e nós também já demos uma voltinha). Além do visual arrebatador, o SUV elétrico tem motor de 228 cv de potência, 35,7 kgfm de torque e autonomia declarada de 522 quilômetros. Segundo a fabricante, o EV6 pode atingir 100 km/h em 5 segundos.

BYD Song Plus | Lançamento: Agosto/2022

BYD Song Plus promete ser um rival direto para o Jeep Compass 4xe — Foto: Divulgação

O SUV médio Song Plus é maior do que um Jeep Commander. São 4,70 m de comprimento e entre-eixos de 2,76 m. Combina um motor 1.5 a gasolina de 110 cv a um elétrico — são 198 cv e 33,2 kgfm no total. A autonomia no modo elétrico pode variar de 50 a 110 km.

Segundo a BYD, o Song Plus pode rodar 1.200 km com um tanque de combustível. Isso porque o consumo combinado chega a excelentes 22,8 km/l. Quando for lançado, o Song Plus deve custar cerca de R$ 350 mil, sendo um rival direto para o Jeep Compass 4xe.

Great Wall Haval H6 | Lançamento: 2º semestre/2022

Great Wall Haval H6 pode chegar a 430 cv e 77,7 kgfm e, segundo a fabricante, rodar até 200 km no modo totalmente elétrico — Foto: Divulgação

A novata Great Wall Motors prometeu lançar dez carros no Brasil nos próximos três anos como parte de um investimento de R$ 10 bilhões. O primeiro deles será por meio da submarca Haval, especializada em SUVs. O H6 será híbrido (convencional e plug-in) e deve ser produzido em Iracemápolis (SP) — na fábrica que pertencia à Mercedes-Benz e foi comprada pelos chineses.

O utilitário pode chegar a 430 cv e 77,7 kgfm e, segundo a fabricante, rodar até 200 km no modo totalmente elétrico. Maior que os SUVs médios Jeep Compass, Toyota Corolla Cross e VW Taos, o H6 tem porte de Toyota RAV4 — 4,65 m de comprimento, 1,88 m de largura e 2,74 m de entre-eixos.

BMW X7 | Lançamento: 2023

BMW X7 chega por aqui só no ano que vem — Foto: Divulgação

O BMW X7 chega no ano que vem ao Brasil. O “SUVzão” bávaro, lançado em 2018, passou por seu primeiro facelift no início deste ano. Na dianteira, destaque para a adoção do conjunto óptico no estilo Fiat Toro, uma tendência no mundo automotivo. Já a criticada grade frontal continua enorme — mas no X7 nem incomoda tanto.

EQA | Lançamento: 2º semestre/2022

Mercedes-Benz EQA terá 426 km de autonomia — Foto: Divulgação

Eis o SUV elétrico mais barato da Mercedes. O EQA é “primo” do GLA, rival direto do Jaguar I-Pace, e chega no segundo semestre em três versões, com 190 cv (tração dianteira), 228 cv e 300 cv (tração traseira). A autonomia alcança 426 km, segundo a fabricante.

EQB | Lançamento: 2º semestre/2022

Mercedes-Benz EQB será a variante elétrica do GLB — Foto: Divulgação

O EQB é a variante elétrica do GLB e chega ao Brasil para disputar com o BYD Tan, que também tem sete lugares. A mecânica é a mesma do irmão EQA, com 426 km de autonomia máxima.

Defender 130 | Lançamento: 2ª Semestre/2022

Land Rover Defender 130 é a versão com carroceria alongada e capacidade para até oito ocupantes — Foto: Divulgação

A versão com carroceria alongada e capacidade para até oito ocupantes do Defender nem sequer foi lançada no exterior, mas deve desembarcar no Brasil no final deste ano. Por não ter sido revelada de forma oficial, ainda há poucas informações.

Certamente o Defender 130 terá mais do que os 5,02 do 110 vendido atualmente no país. Isso para acomodar ao menos dois passageiros adicionais. A motorização, porém, deve seguir o padrão da versão menor: 3.0 turbodiesel de 300 cv e 40,8 kgfm.

Velar Híbrido | Lançamento: 2º Semestre/2022

Uma versão híbrida do Velar virá para o Brasil com potência mais modesta que os companheiros de linha. Ainda assim são 404 cv vindos da combinação do motor 2.0 turbo a gasolina com um elétrico. São 59 km de autonomia sem gastar combustível.

Range Rover | Lançamento: Agosto

A nova geração do SUV de luxo chega ao Brasil nos próximos meses, mas você pode conferir nosso teste completo nas estradas californianas na página 58. Serão três motorizações: 3.0 turbodiesel de seis cilindros em linha de 350 cv e 71,4 kgfm, V8 4.4 de origem BMW com 530 cv e 76,5 kgfm e híbrida, composta por um elétrico e outro 3.0 de seis cilindros a gasolina. Somados, entregam 510 cv e 71,4 kgfm

Range Rover Sport | Lançamento: Último trimestre/2022

Range Rover Sport tem duas opções de motores: 3.0 de seis cilindros de 359 cv ou 440 cv e um V8 4.4 de 530 cv — Foto: Divulgação

Mal foi lançado na Europa, o novo Range Rover Sport tem chances de dar as caras no país ainda neste ano. Se isso não acontecer, no início de 2023. O SUV esportivo da Land Rover manteve as linhas básicas na dianteira.

Na traseira, as lanternas ficaram mais estreitas e são interligadas por um filete. Já a placa sai da tampa do porta-malas para a parte inferior do para-choque. Há dois motores: 3.0 de seis cilindros de 359 cv ou 440 cv e um V8 4.4 de 530 cv.

Jaguar F-Pace PHEV | Lançamento: 2º semestre/2022

Jaguar F-Pace PHEV é híbrido leve com um pequeno motor elétrico acoplado ao bloco a combustão — Foto: Divulgação

A Jaguar já anunciou que será uma marca eletrificada a partir de 2025. Para o Brasil, a fabricante britânica pretende avançar nesse processo trazendo no segundo semestre o F-Pace MHEV 2023, um híbrido leve com um pequeno motor elétrico acoplado ao bloco a combustão, e posteriormente o F-Pace PHEV, um híbrido tradicional do tipo plug-in.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here