A Kelley Blue Book Brasil e a revista Quatro Rodas anunciaram os vencedores da quarta edição do Prêmio Melhor Revenda 2023, que destaca os veículos que menos desvalorizaram ao longo do ano anterior. O prêmio analisou 141 modelos elegíveis aos critérios da seleção e considerou apenas os automóveis e comerciais leves vendidos em fevereiro de 2022 como zero quilômetro e com preço sugerido de fábrica inferior a R$ 500 mil, e que permaneceram à venda como zero quilômetro nas tabelas oficiais dos fabricantes em fevereiro de 2023.
O Prêmio Melhor Revenda 2023 coletou os preços zero quilômetro de cada modelo em fevereiro de 2022 e os comparou com seus respectivos Preço de Troca KBB de fevereiro de 2023, a fim de garantir histórico de 12 meses para aferir a desvalorização. Uma média aritmética foi feita de todas as versões dos veículos participantes para se chegar ao índice de desvalorização. A desvalorização média do mercado foi de -15,69%, com as únicas versões que ficaram de fora dessa média sendo as híbridas e elétricas, avaliadas em suas categorias específicas.
Entre os vencedores, destacam-se modelos como o Renault Kwid na categoria Hatch Subcompacto de Acesso, com -13,71% de desvalorização, o Fiat Strada na categoria Picape Compacta, com -14,11%, e o Toyota Corolla Cross na categoria Híbrido de Acesso, com -16,42%. Alguns modelos lançados no ano passado não figuram nas categorias do Prêmio Melhor Revenda, como o Citroën C3 e Fiat Fastback.
A metodologia exclusiva do prêmio é capaz de identificar e rastrear as transações do tipo C2B (Consumer to Business), na qual o proprietário particular revende o seu veículo a um lojista, que é a mais comum entre os consumidores de automóveis zero quilômetro. Isso garante precisão na avaliação da desvalorização dos veículos, e confere ao prêmio uma importância única entre as análises de desvalorização do mercado.
A Kelley Blue Book é referência em preços de carros novos e usados há mais de 90 anos. Criada nos Estados Unidos em 1926, é conhecida como a “bíblia do mercado automotivo” e usa como base de cálculo para o Preço KBB valores de mercado praticados regionalmente, além de fatores como quilometragem, cor, nível de equipamentos e estado de conservação do veículo. A KBB Brasil está no país desde 2017 e é parte da Cox Automotive, que lidera nos setores de comunicações e mercado automotivo. A missão da Cox Automotive em todos os mercados onde atua é transformar a maneira como o mundo compra e vende veículos por meio de soluções tecnológicas, serviços e equipe altamente especializada que apoia consumidores, fabricantes e revendedores em todas as fases da experiência automotiva.
Fonte: KBB e Quatro Rodas anunciam os carros com o melhor valor de revenda de 2023