DS 7 Crossback E-Tense 225 é o novo plug-in híbrido da DS Automobiles.
Este modelo possui um motor a gasolina de 180 cavalos de potência (padrão de emissões Euro 6.3), com binário de 300Nm, e um motor elétrico de 110 cavalos de potência, instalado diretamente na caixa automática de oito velocidades.
Ao ligar o carro, apenas o motor elétrico é usado, habilitando o modo de zero emissões até 135 km/h. Depois, o condutor pode escolher o modo híbrido, que otimiza o uso de energia, ou o modo desportivo, que consome toda a potência disponível (225 cv e 360 Nm combinados)
Quanto à bateria de 13,2 kWh, tem um alcance de até 55 km (padrão WLTP) ou até 72 km (padrão WLTP de baixa velocidade) no modo elétrico. As emissões de CO2 estão entre 31 e 36g/km e o consumo de combustível entre 1,4 e 1,6 litros/100 km (WLTP), sendo que, em alta velocidade, o consumo de combustível varia entre 6,1 e 6,5 litros/100 km, de acordo com o equipamento de teste.
A bateria de 13,2 kWh, localizada abaixo do piso, tem um alcance de até 55 km (padrão WLTP) ou até 72 km (padrão WLTP de baixa velocidade) no modo elétrico, refere a marca. As emissões de CO2 estão entre 31 e 36g / km e o consumo de combustível está entre 1,4 e 1,6 litros / 100 km (WLTP). Em alta velocidade, o consumo de combustível varia entre 6,1 e 6,5 litros / 100 km, de acordo com o equipamento de teste.
O carregamento da bateria é feito durante a condução e há uma reserva operacional que permite que a bateria continue a abastecer o motor elétrico, se necessário. O motor a gasolina também é usado para carregar a bateria. É gerada energia elétrica durante a desaceleração e a travagem, de forma a aumentar o seu alcance.
Há ainda a função “E-Save”, que permite manter energia suficiente para uma condução 100% elétrica nos 10 ou 20 quilómetros finais de uma viagem ou ter uma bateria totalmente carregada.
Este modelo, tal como outros elétricos da marca, traz dois cabos de carregamento (pode ser recarregada em 1h45 num terminal dedicado com 32A e graças a um carregador de 6,6Kw ou em oito horas numa tomada padrão de 8A), que pode ser controlado através de um aplicativo ou no ecrã de 12 polegadas no meio do painel. Também é possível programar ou iniciar o pré-aquecimento remotamente.
Além disso, possui DS Active Scan Suspension, que antecipa as imperfeições da estrada para minimizar o impacto, através da câmara e sensores, transmitindo também, em tempo real, dados a um calculador que age de forma independente em cada uma das rodas para ajustar a dureza ou flexibilidade das suspensões e garantir um maior conforto.
Já o sistema DS Connected Pilot, “é um passo na direção da condução autónoma”, regulando a velocidade e a distância relativamente ao veículo que o antecede e posiciona-se precisamente na sua via, consoante a escolha do condutor, agindo na direção. “Pilota velocidade e trajetória para lhe garantir segurança e tranquilidade ao volante”, acrescenta a DS Automobiles em comunicado.