O mercado dos carros eletrificados — veículos elétricos e híbridos — promete ser ainda mais enérgico a partir de 2020.
Mas como o desconhecimento e a desconfiança sobre esta tecnologia ainda subsistem, reunimos sete dúvidas habituais em redor do tema e lançámos as questões às principais marcas com oferta híbrida ou 100% elétrica.
Consoante o tipo de tecnologia presente em cada modelo, Renault, Nissan, Volkswagen, Audi, Toyota, Lexus, BMW, Kia e Hyundai aceitaram esclarecer as dúvidas mais frequentes relacionadas com veículos eletrificados, nomeadamente:
- Grau de complexidade de substituição da bateria elétrica de um elétrico e de um híbrido
- Duração prevista da operação, incluindo o prazo expetável para ter a bateria em Portugal
- Número de centros disponíveis em Portugal com condições de realização do trabalho e técnicos com formação para intervir
- Comparação entre a troca/reparação profunda de um motor térmico e a troca/reparação de uma mecânica eletrificada
- Na manutenção preditiva, além dos consumíveis (filtro habitáculo, calços, pneus, escovas, lâmpadas…), qual o tipo de manutenção a que um carro elétrico é sujeito? No caso de um híbrido, além do inerente ao motor térmico, qual o tipo de manutenção realizada?
- Qual a avaria mais habitual num elétrico e num híbrido, incluindo a que possa ser atribuída a má condução, má manutenção, mau estado das condições de carga ou condições ambientais?
- Quanto pode custar a troca de bateria de um elétrico e de um híbrido?
VÊ TAMBÉM: Testámos o Mazda MX-30. O elétrico que não parece… elétrico
Para saberes as respostas de cada marca a cada uma destas perguntas, segue as ligações abaixo que te levarão aos artigos originais publicados pela Fleet Magazine:
Consulta a Fleet Magazine para mais artigos sobre o mercado automóvel.