Gorden Wagener, chefe de design da Daimler, dona da Mercedes-Benz, defende que a eletrificação e sua busca por carrocerias cada vez mais aerodinâmicas, para aumentar a autonomia dos carros, acabará por matar o tradicional modelo sedã de três volumes.

Em uma entrevista ao programa “Top Gear”, da BBC, ele elencou os motivos pelos quais acredita que isso ocorrerá no futuro.

“A eletrificação matará o sedã de três volumes por vários motivos”, iniciou.

“Aerodinâmica é um desses motivos. Em segundo lugar, com uma bateria de seis polegadas, um sedã de três volumes simplesmente não parece bom… parece uma m… Você tem que fazer algo que vá digerir visualmente a altura.”

“É por isso que criamos esse design arrojado com os modelos EQ, porque parece esticado, parece elegante. A eletrificação mudará as proporções dos carros. Temos que ter certeza de que os modelos não serão todos iguais, mas esse medo existe há cerca de 30 anos. Conseguimos fazer com que parecessem diferentes antes, e estou confiante de que podemos fazer isso no futuro.”

Outro motivo que fará os modelos mudarem será o que irá se convencionar na indústria automotiva na era dos elétricos.

“O que você vê com a eletrificação é que a grade frontal está acabando. Todos os carros dessas novas startups não têm grade – são frentes sem rosto, um pouco anônimas. Os modelos são todos muito parecidos. Eles parecem agressivos? Não. Eles só querem se parecer mais com um supercomputador sobre rodas.”

“Talvez à medida que dirigir se torne mais regulado, o carro deverá se parecer mais com um computador e menos com um animal agressivo. Ou algo assim.”

“No entanto, você precisa de um certo calço nos faróis, e assim por diante. Isso é algo que não muda. Mas, em geral, eu diria que sim, provavelmente estamos nos afastando de designs mais agressivos.”

Entretanto, Wagener diz que está ansioso para dizer adeus ao projeto dos sedãs de três volumes, apesar de sua tradição.

“O sedã de três volumes é na verdade o carro mais difícil de projetar. Fazer um realmente bonito é bastante difícil. Um bom carro esportivo é muito mais fácil.”

“Eu sempre gosto quando há algo mais futurístico chegando. É por isso que a eletrificação é uma grande chance de mudar as coisas, e mudar é sempre bom.”

Quer ler mais sobre o mundo automotivo e conversar com a gente a respeito? Participe do nosso grupo no Facebook! Um lugar para discussão, informação e troca de experiências entre os amantes de carros. Você também pode acompanhar a nossa cobertura no Instagram de UOL Carros.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here