A Tesla tem aumentado o ritmo de produção nos últimos meses e conseguiu cumprir, no prazo previsto, a meta que havia estabelecido há dois anos: chegar em seu milionésimo carro em 2020. Isso aconteceu por meio de um Model Y vermelho.
O feito foi divulgado na segunda-feira (9) pelo CEO da Tesla, Elon Musk, que divulgou fotos do carro de número 1 milhão e da equipe da empresa. Fundada em 2003, a montadora atingiu a marca pouco mais de 12 anos após iniciar as vendas aos consumidores finais.
O objetivo de chegar ao milionésimo carro, no entanto, foi divulgado somente no primeiro semestre de 2017. Em uma reunião com investidores, Elon Musk afirmou que a empresa atingiria esse número em algum momento de 2020.
Mas, por conta de dificuldades com a produção do Model 3, a própria Tesla chegou a considerar que não cumpriria a meta a tempo. Em agosto de 2018, Musk afirmou que o número alcançado em 2020 poderia ser um pouco menor que o previsto.
A empresa fez alguns ajustes em sua produção e terminou 2019 com o recorde de pouco mais de 367 mil unidades vendidas. A companhia também superou o valor de mercado somado de Ford e GM, e hoje é avaliada em US$ 116 bilhões.
Agora, a expectativa é de que a marca de dois bilhões de carros fabricados seja alcançada em bem menos tempo. A Tesla informou em janeiro que deseja fabricar mais 500 mil carros somente este ano. A Toyota e a Volkswagen, por exemplo, produzem mais de 10 milhões de carros cada anualmente.
Ainda assim, o número projetado pela Tesla é bastante significativo, considerando o fato da empresa ser exclusivamente um montadora de carros elétricos. A companhia pretende atingir o objetivo com a ajuda do Model Y, que estava previsto para o segundo semestre, mas que começará a ser vendido este mês.