Pior para o Zoe, que tirou zero das cinco estrelas disponíveis. O Kwid elétrico europeu conseguiu uma estrela. Rival deles, o Fiat 500e, que também é vendido no Brasil, saiu com quatro estrelas.
Em um comunicado com palavras fortes, o Euro NCAP afirmou que “o Zoe oferece proteção insuficiente em colisões em geral, proteção insuficiente para pedestre e carece de uma tecnologia significativa de prevenção de colisões, o que o desqualifica para qualquer estrela.”
Renault Zoe é o primeiro carro a zerar no Euro NCAP desde 2018 — Foto: Divulgação
A avaliação do Spring foi igualmente dura. “O Spring, comercializado como um veículo novo, é fortemente baseado no Renault City K-ZE de fabricação chinesa, ele próprio um derivado do problemático Renault Kwid, vendido na Índia e no Brasil por vários anos”, segue o comunicado.
O Euro NCAP lembra que a Renault teve o primeiro carro avaliado com cinco estrelas, ainda em 2001, com o finado Laguna. Mas lembrou que, no caso do Zoe, a fabricante substituiu o antigo airbag lateral que protegia a cabeça e o tórax por uma bolsa menos eficaz, que cobre apenas o tórax.
Na Europa, versão elétrica do Renault Kwid é vendida como Dacia Spring — Foto: Divulgação
Como consequência, o Zoe é o primeiro carro a não conseguir estrelas desde 2018. O último “zerado” havia sido o Fiat Panda, quando o protocolo de testes ainda era outro. Nos últimos três anos, as piores notas, até então, haviam sido dos Dacia Logan e Sandero Stepway, já em 2021, ambos com duas estrelas. A Dacia é uma marca de carros de baixo custo da Renault.
Nas notas individuais, o Zoe obteve 43% de proteção para passageiros adultos, 52% para passageiros crianças, 41% para pedestres e 14% nos recursos de assistência.
Com exceção da proteção para pedestres (39%), o Spring foi melhor em todos os quesitos: 49% em proteção de adultos, 56% para crianças e 32% nos recursos de assistência.
Em nova, a Renault do Brasil, que vende o Zoe produzido na Europa, afirmou que “reconhece os resultados obtidos após os testes específicos da Euro NCAP no Zoe, de acordo com seu novo protocolo implementado em 2020. O Renault Zoe é um veículo lançado em 2013, que recebeu 5 estrelas com o protocolo EuroNCAP naquela época”.
O comunicado ainda cita que o Zoe “é um veículo seguro e obedece a todas as normas de segurança regulamentares. Estas normas estão em constante evolução e estão se tornando mais rigorosas tanto em termos de segurança quanto de consumo (etc.). Como tal, a Renault melhora continuamente seus veículos a fim de cumprir as normas em todos os mercados em que são vendidos”.
Veja todas as outras notas dos veículos avaliados pelo Euro NCAP:
- BMW iX – 5 estrelas
- Genesis G70 – 5 estrelas
- Genesis GV70 – 5 estrelas
- Mercedes-Benz EQS – 5 estrelas
- Nissan Qashqai – 5 estrelas
- Skoda Fabia – 5 estrelas
- Volkswagen Caddy – 5 estrelas
- Fiat 500e – 4 estrelas
- MG Marvel R – 4 estrelas
- Nissan Townstar – 4 estrelas
Vídeos: os testes de Renault Zoe e Dacia Spring
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.