Em 2021, o tradicional Festival de Gramado será realizado no formato híbrido: de 13 a 21 de agosto, a maior parte das sessões será transmitida pelo Canal Brasil, na TV, enquanto algumas serão presenciais, com público restrito devido à pandemia. O Globoplay também irá transmitir filmes da programação, seguindo o modelo multiplataforma adotado pelo festival. O acesso aos filmes será gratuito.
Confira alguns destaques da 49ª edição do evento: A Suspeita, de Pedro Peregrino, com Gloria Pires no papel de uma policial; A Primeira Morte de Joana, de Cristiane Oliveira, que conta a história de uma jovem de 13 anos que quer descobrir por que sua tia-avó faleceu aos 70 sem nunca ter namorado alguém; Álbum em Família, de Daniel Belmonte, adapta a peça homônima de Nelson Rodrigues; e Carro Rei, dirigido por Renata Pinheiro, cuja trama envolve um jovem chamado Uno, que foi batizado em referência ao carro dentro do qual nasceu.
Ao todo, são 52 filmes na programação, sendo quatro longas-metragens estrangeiros, sete longas brasileiros, três longas gaúchos, catorze curtas-metragens brasileiros e 24 curtas gaúchos.
Em termos de diversidade territorial, Amazonas, Ceará, Maranhão, Paraíba, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo estão representados entre os filmes selecionados. Entre os estrangeiros, estão países como Argentina, Bolívia, Chile e Uruguai. Para mais informações, acesse o site www.festivaldegramado.net.
+Assine a Vejinha a partir de 8,90.
Publicado em VEJA São Paulo de 11 de agosto de 2021, edição nº 2750