A Embraer anunciou nesta terça-feira (21) novas parcerias para a subsidiária Eve Air Mobility, responsável pelo carro voador elétrico, que chegam a 500 pedidos para o novo veículo, que está em desenvolvimento — o eVTOL (aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical, na sigla em inglês).
A Eve e a SkyWest anunciaram um memorando de entendimento e uma carta de intenções para a compra pela SkyWest de 100 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical.
Entre no nosso grupo do WhatsApp e fique sempre ligado nas notícias mais importantes da RMVale, do Brasil e do mundo – Clique aqui e esteja sempre bem informado!
Segundo a Embraer, a parceria tem como foco o desenvolvimento e implantação de uma malha aérea nos mercados central e do oeste dos Estados Unidos.
A SkyWest e a Eve também se comprometeram a desenvolver um portfólio de serviços para otimizar o desempenho do eVTOL nas principais e primeiras cidades que adotarem as operações de Mobilidade Aérea Urbana.
Para apoiar esse esforço, as duas empresas planejam ter uma equipe dedicada no design do veículo, nas especificações do vertiporto e no roteiro de certificação para as operações do eVTOL.
Com a empresa americana Azorra, a Eve assinou uma carta de intenções para até 200 aeronaves elétricas de decolagem e pouso vertical. E com a Republic Airways, a parceria prevê pedido de até 200 eVTOL.
A BAE Systems e a Embraer Defesa e Segurança anunciaram planos para um estudo conjunto para explorar o desenvolvimento da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical da Eve para o mercado de defesa e segurança.
O estudo analisará como a aeronave poderia fornecer capacidade econômica, sustentável e adaptável como uma variante de defesa.
Engenheiros do setor aéreo da BAE Systems em Lancashire, no Reino Unido, trabalharão em conjunto com a equipe de Defesa e Segurança da Embraer baseada em São José dos Campos.
Objetivo será explorar como uma variante de defesa poderia ser usada para uma gama de aplicações como transporte de pessoal, vigilância e reconhecimento, alívio a desastres e resposta humanitária.
O eVTOL da Eve pode ajudar a transformar as operações de defesa e reduzir seu impacto ambiental a um custo operacional muito menor do que as plataformas atuais.