A QuantumScape – empresa que desenvolve baterias de lítio para veículos elétricos – divulgou recentemente os resultados de testes realizados com seu novo produto: uma bateria de estado-sólido para carros elétricos que é capaz de ter 80% de sua capacidade recarregada em apenas 15 minutos.

De acordo com as informações divulgadas pela empresa – que recentemente se tornou pública –, além da alta velocidade de carregamento, sua bateria de metal de lítio de estado-sólido tem outros destaques em relação às alternativas já presentes no mercado, como sua vida útil de 12 anos em um uso normal do veículo com alcance de 300 milhas ou superior – ou cerca de 482 quilômetros.

Além disso, a tecnologia desenvolvida pela QuantumScape também é capaz de oferecer uma boa performance até em cenários com temperaturas mais baixas – ou até mesmo abaixo de zero.

Um ponto importante de se destacar é que a nova bateria da empresa pode atingir esses feitos com um tamanho ainda menor do que as baterias “tradicionais” já encontradas no mercado, graças as suas duas camadas principais, que incluem um cátodo e um separador cerâmico de estado sólido.

Para o fundador e CEO da empresa, Jagdeep Singh, o mercado de baterias automotivas ainda vai crescer acima dos 2% atuais em relação ao total de veículos nas estradas. O empresário destaca a falta de competitividade das baterias já disponíveis no setor em comparação com o que é visto em motores movidos à combustão:

“As baterias de hoje não são competitivas. Eles não têm densidade de energia para atingir o alcance necessário nem podem ser recarregadas rapidamente. As melhores baterias de hoje levam cerca de uma hora para carregar, sendo obviamente fácil reabastecer um carro a gasolina no máximo em dez minutos.”

A QuantumScape hoje conta com o ex-diretor técnico da Tesla, JB Straubel, em seu quadro de executivos, além do também ex-diretor da Solar City, Brad Buss. A equipe ainda conta com Juergen Leohold e Frank Blome, ambos executivos da Volkswagen – que recentemente aportou com um investimento de US$ 380 milhões para a empresa.

Vale lembrar que a Tesla também possui avanços nos estudos para baterias automotivas e já tem planos de lançar uma tecnologia que pode substituir as atuais composições em íons de lítio.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here