Fabricante de patinetes elétricos, a japonesa Blaze está vendendo no país asiático o EV Classic, um misto de carro e quadriciclo elétrico com visual inspirado no modelos esportivos europeus dos anos 1920 e 1930.
Com 2,33 m de comprimento, 1,17 m de largura, 1,16 m de altura e pensando 200 kg, o EV Classic
leva apenas o motorista e pode ser emplacado no Japão para rodar em vias públicas urbanas. O pequeno motor elétrico desenvolve cerca de 4 cv e 0,28 kgfm de torque e permite ao microcarro atingir 50 km/h. Já a bateria garante uma autonomia de até 50 km e tem um tempo de recarga completa de até oito horas em uma tomada caseira de 110V.
A lista de equipamentos inclui faróis de LED modificados para se parecerem com peças de época, rodas raiadas de 17″, freios a disco na traseira e tambor na dianteira e um sistema de transmissão por diferencial no lugar da corrente. O cliente pode pedir ainda acessórios como uma capa, bateria e carregador extra e uma caixa para acessórios.
Disponível em quatro opções de cores (prata, preto, verde e vermelho), o EV Classic está disponível pelo preço inicial de 968 mil ienes (cerca de R$ 49.300). Como é feito sob encomenda, o comprador pode solicitar a entrega do veículo em casa, por um custo adicional. Não é um preço baixo, ainda mais levando em consideração que o Suzuki Alto
, um minicarro convencional com espaço para quatro pessoas, parte de 863.500 ienes (R$ 43.800) no mercado japonês.
Este é o segundo “carro” produzido pela Blaze, que além do EV Classic
já oferece no Japão o EV Cruise, um modelo de visual off-road inspirado no Jeep Willys
e que, além da opção elétrica, traz uma variação a combustão equipada com um motor a gasolina de 50 cc de cilindrada.