A startup sueca Einride apresentou nesta semana o T-POD, um carro elétrico autônomo que será usado para entregas. O veículo não conta com cabine para pilotos ou passageiros e pode ser controlado de maneira 100% remota, se necessário. A expectativa é que os primeiros carros cheguem ao mercado em 2021.
Segundo a companhia, o veículo autônomo pode reduzir os custos com combustível em até 70%, além de reduzir as emissões de carbono em 90%. Fundada em 2016, a startup lançou em 2019 uma primeira versão do T-POD, em modelo de testes.
Com as atualizações, o veículo conta com um software próprio no qual as empresas que alugarem o veículo podem controlar suas ações. O T-POD tem velocidade máxima de 170 quilômetros por hora.
A startup não planeja vender os veículos, mas alugá-los por meio de assinatura. Os planos vão de US$ 18 mil a US$ 22 mil, incluindo manutenção dos veículos e do sistema operacional. A startup dará mais detalhes do funcionamento do modelo de negócio em 2021.
Quer receber as notícias de Época NEGÓCIOS pelo WhatsApp? Clique neste link, cadastre o número na lista de contatos e nos mande uma mensagem. Para cancelar, basta pedir. Ou, se preferir, receba pelo Telegram. É só clicar neste link.