Uma equipe da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é finalista em duas de três categorias da competição internacional Formula Student Online, organizada pela universidade Széchenyi István, da Hungria. A disputa reúne projetos de carros de corrida feitos por estudantes de 46 universidades de países como Estados Unidos, Reino Unido, Croácia, Grécia, Alemanha, Hungria e França, entre outros.

> Professora da UFSC lidera criação de peças para satélites: “Imagina ser minoria em uma profissão difícil”

A Ampera Racing, do Centro Tecnológico da UFSC, participou da competição com um projeto de protótipo de carro elétrico de corrida, de nome AMP-220. O projeto dos estudantes catarinenses se classificou entre os três finalistas na categoria de design de engenharia (Engineering Design Event) e vai disputar o primeiro lugar com as equipes da Universidade Aachen e da Universidade Técnica de Munique, ambas da Alemanha.

A outra categoria em que o protótipo de veículo elétrico catarinense é finalista é a de apresentação de plano de negócios (Business Plan Presentation Event). Nessa disputa, a Ampera concorre com equipes da Universidade de Sevilha, da Espanha, da Politécnica de Milão, da Itália, e da Universidade Técnica de Munique, da Alemanha.

A equipe vencedora sejá divulgada em uma transmissão ao vivo no sábado (8).

Competição ocorre de forma virtual por causa da pandemia

Por conta da pandemia de covid-19, a competição deste ano ocorreu de forma virtual, o que abriu a possibilidade para a participação de projetos de diferentes partes do mundo. Devido a esse cenário, a avaliação neste ano se voltou mais à análise da projeção do veículo. Os estudantes da UFSC enviaram vídeos e documentos com detalhes do projeto, que foram analisados pelos avaliadores da competição europeia.

– É uma conquista muito grande para a gente. Nunca estivemos em uma competição internacional e ir para uma disputa on-line, com juizado mais especializado, com informações de ponta, e se classificar para a final, é algo que traz muita felicidade nisso – avalia o estudante João Vitor Vanzella, responsável pela área de estrutura do projeto.

> Projeto da UFSC busca criar medicamento contra coronavírus a partir de plantas comestíveis

Equipe reúne 40 estudantes da UFSC

A Ampera Racing é formada por cerca de 40 integrantes, todos alunos da UFSC dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e de Psicologia. A equipe é orientada pelo professor Marcelo Lobo, do curso de Engenharia Elétrica.

O AMP-200, protótipo finalista da competição internacional, foi desenvolvido em cerca de cerca de seis meses, sendo três deles em home-office por causa da pandemia do novo coronavírus.

> UFSC inicia desenvolvimento de vacina contra o novo coronavírus

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here