O protótipo de carro elétrico de corrida da Ampera Racing, formada por estudantes do Centro Tecnológico da Universidade Federal de Santa Catarina (CTC/UFSC), é finalista em duas categorias da Formula Student Online, competição internacional organizada pela universidade Széchenyi István, da Hungria.
O protótipo AMP-220 é o único representante brasileiro nas finais e concorre nas categorias design de engenharia e apresentação de plano de negócios. O anúncio foi feito na quinta-feira (6) e a equipe vencedora será conhecida por meio de uma livestream no sábado (8).
Protótipo de veículo elétrico da Ampera Racing — Foto: UFSC/ Divulgação
Os integrantes, todos alunos da UFSC dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica, de Produção e de Psicologia, levaram cerca de seis meses para desenvolver o projeto, sendo três deles em home office por causa da pandemia. A equipe é orientada pelo professor Marcelo Lobo, do curso de Engenharia Elétrica.
A iniciativa foi classificada entre os três finalistas na categoria Engineering Design Event, disputando o primeiro lugar com as equipes da Universidade Aachen e da Universidade Técnica de Munique, ambas da Alemanha.
Na categoria Business Plan Presentation Event, a Ampera disputa com equipes da Universidade de Sevilha, da Espanha; Politécnica de Milão, da Itália; e Universidade Técnica de Munique, da Alemanha.
A competição online contou com 46 equipes inscritas, todas formadas por estudantes de universidades dos EUA, Reino Unido, Croácia, Grécia, Alemanha, Hungria, França, Itália, Espanha, entre outros países participantes.
A Formula Student Online substituiu o Formula Student East, evento presencial, também organizado pela universidade húngara.
Selecionado entre os finalistas de duas das três categorias da competição — Foto: UFSC/ Divulgação
Veja outras notícias do estado no G1 SC