A Volvo inaugurou mais um carregador ultrarrápido para carro elétrico em São Paulo, desta vez na cidade de Botucatu. O ponto de recarga utiliza plugue do tipo CCS, consegue preencher a bateria de veículos compatíveis em cerca de 40 minutos e pode ser utilizado por qualquer pessoa, em qualquer marca e sem custo algum.
Um dos maiores obstáculos para a popularização dos carros elétricos está na forma de recarga da bateria. Nas grandes cidades o dono deste tipo de veículo pode instalar uma tomada em casa e resolve o problema, ao ponto onde as próprias montadoras afirmam que mais de 80% das recargas acontecem em domicílio, durante a noite, para que o componente esteja complemente cheio na manhã seguinte.
publicidade
Leia também:
Em viagens curtas ou mais longas o problema aparece com força, já que alguns carregadores podem exigir 15 ou mais horas de espera. Uma opção para resolver este dilema está nos modelos ultrarrápidos, que fazem este trabalho de tantas horas em cerca de 40 minutos.
Carregador da Volvo custa quase R$ 1 milhão
A Volvo começou a instalar alguns deles em rodovias do Brasil neste ano e nesta semana a montadora sueca inaugurou o quinto eletroposto. Ao todo serão 13, todos com capacidade para recarregar dois carros em simultâneo, e com carga máxima de 150 kWh, ou então dividindo entre 90 e 60 kWh para cada lado, a depender de qual dos veículos estiver com mais ou menos carga na bateria – o sistema decide quem recebe mais, sozinho.
O carregador é comprado pela Volvo e instalado pela marca europeia, com câmeras de segurança e acompanhamento remoto. O investimento em cada um deles beira R$ 1 milhão e a recarga é gratuita para qualquer carro. Como o padrão de plugue utilizado é o CCS, qualquer veículo com esta entrada ou com um adaptador, pode usar sem qualquer limitação.
Ao Olhar Digital, a Volvo comentou pretender instalar os 13 carregadores ultrarrápidos até o final deste ano, mas diversos obstáculos foram encontrados na negociação com o local e o plano foi alterado, agora sem prazo divulgado para a finalização. Alguns exemplos incluem descobrir quem é o proprietário do posto de gasolina, da loja de conveniência ou então do próprio terreno, indo até para a estrutura elétrica da cidade.
Investimento alto tem retorno quase certo
Em alguns casos, a fiação especial para a alta tensão utilizada pelo carregador precisa ser criada, o que atrasa ainda mais as inaugurações.
Mesmo com investimento tão alto para instalação, dividido com o responsável pelo local, a Volvo acredita que o eletroposto oferecerá retorno financeiro. “Os empreendimentos acreditam na atração, pois o motorista de Porsche, BMW ou Volvo que parar aqui vai consumir itens da loja de conveniência”, comenta Mirella Cambrea, gerente da estratégia de eletrificação na Volvo.
Estes carregadores rápidos, junto dos outros de carga mais lenta, estão inseridos dentro do Google Maps e Waze, para que todos possam encontrar o local com mais facilidade. Os próximos locais que receberão os eletropostos são:
- São Carlos (SP) – Rod. Washington Luiz;
- Uberlândia (MG) – BR-050;
- Perdões (MG) – Rod. Fernão Dias;
- São Gonçalo do Sapucaí (MG) – Rod. Fernão Dias;
- Itaipava (RJ) – Rod. Washington Luiz;
- Cubatão (SP) – Rod. Dos Imigrantes;
- Ubatuba (SP) – Rod. Oswaldo Cruz;
- Jacareí (SP) – Rod. Presidente Dutra.