Fazer uma viagem com um veículo elétrico implica um planeamento prévio detalhado a vários níveis.
Para além de planear o roteiro da viagem, tendo sempre em conta os postos de carregamento elétricos que se irá encontrar pelo caminho, é importante que se esteja também a par dos níveis de consumo dos veículos elétricos.
A Hyundai, através da Blue Academy, explica quais são os custos que deve ter em conta ao planear
uma viagem com um veículo elétrico.
O consumo de veículos elétricos é baixo ou alto?
É de conhecimento geral que a utilização de veículos elétricos tem enormes benefícios para o ambiente. Ao contrário dos automóveis a combustão, as emissões dos veículos elétricos não são demasiado poluentes para a atmosfera nem contribuem para o aumento dos níveis de CO2 no ar.
No entanto, os veículos elétricos também podem ser benéficos para a carteira. O consumo de veículos elétricos pode ser até seis vezes mais baixo que o consumo de um automóvel a combustão, dependendo do seu local de carregamento e do tipo de combustível usado no automóvel a combustão.
Segundo cálculos realizados pela Associação de Utilizadores de Veículos Elétricos, para percorrer 100 km, entre o Porto e Vila Real, estes seriam os respetivos gastos:
• Com um automóvel a gasolina, o custo pode ir até 12 euros (consumo de 7 litros aos 100);
• Com um automóvel a gasóleo, o custo pode ir até 9 euros (consumo de 6 litros aos 100);
• Com um veículo elétrico, carregado num posto de carregamento rápido, o custo pode ir até 6 euros (40 cêntimos por kWh);
• Com um veículo elétrico, com carregamento feito numa Wallbox em casa o custo, em média, é de 2
euros (12 cêntimos por kWh).
É fácil perceber o benefício económico no consumo de um veículo elétrico face a um automóvel de combustão. Com um veículo elétrico que carregado em casa, o custo é 6 vezes menos numa viagem de 100 km, quando comparado com um automóvel a gasolina, e quase 5 vezes menos quando comparado com um automóvel a gasóleo.
Outras dicas que se deve ter em conta ao planear uma viagem com um veículo elétrico
• Verificar a autonomia do veículo elétrico antes de iniciar a viagem, assim como o tempo de
carregamento médio nos diferentes tipos de posto de carregamento;
• Definir o trajeto tendo sempre em conta os postos que se irá encontrar pelo caminho. Se a viagem for efetuada pela autoestrada não deverá existir dificuldades;
• Não deixar a bateria descarregar totalmente durante a viagem. O ideal será carregá-la quando esta estiver ainda a meio;
• Se possível, escolher alojamentos que disponibilizem pontos de carregamento. Assim o veículo elétrico poderá ser carregado durante a noite.