Imagem: Netherlands Embassy/Twitter/Reprodução
Estudantes da Universidade de Tecnologia de Eindhoven, na Holanda, criaram um carro totalmente elétrico totalmente inovador: ele captura mais dióxido de carbono (CO2) que emite.
O veículo chamado “ZEM” é um projeto da TU/ecomotive. Ele tem dois lugares e funciona através de uma bateria de íons de lítio. A maioria das peças são impressas em 3D a partir de plásticos reciclados.
O protótipo do carro elétrico prevê filtros que “recolhem” CO2 enquanto trafegam. São dois litros com capacidade de capturar até dois quilos do elemento poluente e principal responsável pelos gases de efeito estufa.
Esses filtros podem ser esvaziados a cada 30 mil quilômetros, em estações de carregamento.
The Ecomotive Team of @TUeindhoven has succeeded in developing a car made entirely of recycled and recyclable material. They visited the embassy today as part of a US tour, showing their sustainable car. pic.twitter.com/n9euWCKz3o
— Netherlands Embassy 🇺🇸 (@NLintheUSA) September 12, 2022
Se comercializado, o modelo teria uma vantagem em relação aos veículos elétricos comuns. Apesar desses carros praticamente não emitirem nada de CO2 em comparação aos movidos por gasolina, a produção de células de bateria continua sendo um agente poluente.
“Nosso objetivo é minimizar o dióxido de carbono emitido durante toda a vida útil do carro, desde a fabricação até a reciclagem”, disse Jens Lahaije à agência Reuters. Lahaije é gerente financeiro da TU/ecomotive, a equipe por trás do protótipo.
Agora a equipe expõe o veículo em uma turnê promocional nos EUA, para universidades e empresas da Costa Leste e Vale do Silício.