Boas notícias. Dos 55 modelos avaliados pelo Euro NCAP em 2019, 41 atingiram a classificação máxima de cinco estrelas, o que faz do ano passado um dos com melhores classificações desde que a Euro NCAP iniciou a sua atividade. Mas quais foram os automóveis mais seguros avaliados em 2019?
Os 55 modelos avaliados foram separados em seis classes: Carro de Família Compacto, Carro de Família Grande, SUV/MPV Compacto, SUV/MPV Grande, Carro Compacto e Híbridos/Elétricos.
O mediático Tesla Model 3 foi o único a conseguir ser o vencedor em duas classes. Além de ter sido considerado o Híbrido/Elétrico mais seguro pelo Euro NCAP, ficou também em primeiro lugar ex aequo com o BMW Série 3 na classe Carro de Família Grande.
VÊ TAMBÉM: Euro NCAP. Última ronda de testes do ano põe mais 10 modelos à prova
Tesla Model 3
Ainda nestas duas classes, Híbridos/Elétricos e Carros de Família Grandes, destaque para o Tesla Model X e o novo Skoda Octavia, respetivamente, que se seguiram na tabela classificativa.
Mencionámos o Tesla Model X como o 2º mais seguro na classe dos Híbridos/Elétricos, mas na classe SUV/MPV Grande foi ele o mais seguro avaliado pelo Euro NCAP em 2019. Atrás dele, excelente prestação por parte do SEAT Tarraco, o maior SUV da marca espanhola em comercialização.
Tesla Model X
O Mercedes-Benz CLA conquista a classe Carro de Família Compacto, herdando o lugar do Classe A, o vencedor de 2018. Relembramos que ambos recorrem à mesma plataforma e sistemas de segurança — seria o resultado final assim tão imprevisível? Destaque ainda para a Mercedes-Benz no geral, onde todos os modelos avaliados em 2019 — seis no total — receberam cinco estrelas.
Mercedes-Benz CLA
Imediatamente atrás do CLA encontramos o novo Mazda Mazda3, num ano em que a marca japonesa revelou-se muito forte na avaliação do nível de segurança dos seus automóveis.
Na classe SUV/MPV Compacto, o modelo mais seguro avaliado foi o Subaru Forester, que na sua mais recente geração é um desconhecido em Portugal — só as primeiras gerações do modelo foram comercializadas por cá.
Subaru Forester
A seguir de perto a classificação do Forester encontramos “empatados” o Volkswagen T-Cross e novamente um Mazda, desta vez o CX-30 que conseguiu o brilharete de ter atingido a classificação mais alta de sempre na área de avaliação de proteção dos ocupantes adultos.
VÊ TAMBÉM: Euro NCAP. Mazda CX-30 bate recorde e Opel Corsa conquista quatro estrelas
Por fim, mas não menos importante, temos um empate na categoria Carro Compacto, onde se incluem os citadinos e utilitários. A partilhar o lugar cimeiro da classificação temos o Audi A1 e o Renault Clio. Estranhamente, em 3º lugar encontramos o Ford Puma — não deveria estar integrado na classe SUV/MPV Compacto?
A Euro NCAP na divulgação de quais são os automóveis mais seguros em 2019, deixou ainda uma menção especial ao BMW Z4, o único roadster ou descapotável avaliado. Apesar de não “encaixar” em nenhuma das classes mencionadas, estabeleceu novos padrões de segurança para esta tipologia, diz o Euro NCAP.
A1, Audi, Audi A1, BMW, BMW Série 3, BMW Z4, CLA, Clio, Crash-tests, CX-30, Elétricos, Euro NCAP, Ford, ford puma, Forester, Mazda, Mazda CX-30, Mazda3, Mercedes-Benz, Mercedes-Benz CLA, Model 3, Model X, Octavia, Renault, Renault Clio, SEAT, SEAT Tarraco, Segurança, Série 3, Skoda Octavia, Subaru, Subaru Forester, SUV, T-Cross, Tarraco, Tesla, Tesla Model 3, Tesla Model X, Volkswagen, Volkswagen T-Cross, Z4Volkswagen, A1, Berlina, Berlina, Berlina, Berlina, Berlina, Berlina, Carrinha, CLA, Clio, CX-3, CX-30, Model 3, Model X, Octavia, Puma, Roadster, Série 3, SUV, SUV, SUV, SUV, SUV, SUV, T-Cross, Tarraco, Z4