Araraquara (SP) será sede de um evento que discute a possibilidade de desenvolver uma fonte de energia alternativa e sustentável para automóveis no futuro. O encontro ocorre nesta quarta-feira (6), das 9h às 15h.

O tema central da discussão é “híbrido etanol: o motor do futuro – uma agenda de desenvolvimento, emprego e sustentabilidade”, que contará com a participação de pesquisadores de grandes universidades, representantes políticos e empresas, como Toyota e Volkswagen.

O evento será realizado no Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) e não será aberto ao público, em virtude da pandemia de Covid-19. Porém, os debates terão transmissão ao vivo pelas redes sociais da prefeitura de Araraquara e pelo site Motor do Futuro para quem se interessar em acompanhar as propostas.

Centro de Eventos de Araraquara e Região (CEAR) — Foto: Divulgação

Dos participantes convidados, destaca-se Pedro Teixeira Lacava, professor do Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e coordenador do Laboratório de Combustão, Propulsão e Energia (LCPE), que participará ativamente do debate em relação às soluções para o problema atual de emissão de gás carbônico proveniente da queima dos combustíveis que abastecem os veículos.

“Nós temos a oportunidade de fazer um evento muito bom, com discussões sobre o uso do etanol no contexto da mobilidade elétrica, trazendo atores importantes como as montadoras, a representação dos produtores de etanol, a academia e formadores de políticas públicas. Então, eu acho que temos condições de fazer um debate bastante interessante e produtivo”, afirmou o professor do ITA.

O Brasil é referência em produção de etanol a partir da cana-de-açúcar, mas o evento que Araraquara sediará prevê uma fonte de energia mais limpa — Foto: Fernando Jacomini/G1

  • Painel 1 – 9h30: “carro híbrido e etanol (desafios e oportunidades da academia ao mercado)”
  • Painel 2 – 10h30: “carro elétrico é mesmo sustentável?”
  • Painel 3 – 11h30: “qual o caminho para o etanol se consolidar como principal fonte sustentável de energia para o futuro?”

Proposta de fonte de energia alternativa

O debate busca estudar a viabilidade da produção de carros e, posteriormente de outros veículos, que não dependam somente de combustíveis para abastecer o motor.

Assim, a proposta é a criação de carros híbridos-elétricos, os quais utilizariam tanto a bateria para dar energia ao motor, quanto o etanol, que é considerada uma fonte de energia mais limpa, visto que sua queima libera menos gás carbônico na atmosfera do que a gasolina.

O evento que acontece em Araraquara estuda a possibilidade de desenvolver fonte de energia para carros menos poluente à natureza — Foto: AFP

Os carros híbridos-elétricos que estão sendo propostos funcionariam da seguinte forma: o etanol que abastece o carro será queimado de forma a liberar hidrogênio, que, por sua vez, seria responsável por alimentar a bateria que dará carga suficiente para fazer com que o motor funcione.

Como os carros elétricos já existem no mundo há um tempo, a inovação do estudo consiste na não necessidade de ligar o carro na tomada para carregar a bateria como ocorre atualmente, visto que essa função seria desempenhada pelo etanol.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here