O protótipo Zem da Universidade de Eindhoven é um carro elétrico que integra um filtro capaz de remover o dióxido de carbono do ar enquanto rola nas estradas. O veículo pretende capturar mais CO2 do que aquele que é emitido durante todo o seu ciclo de vida. Esta é a sétima iteração de alunos daquela universidade em torno de veículos mais amigos do ambiente. O EM-07 é a resposta ao desafio de construir um carro de carbono-zero.
O chassis deste veículo foi produzido com recurso a técnicas de manufatura aditiva para reduzir desperdício e gerar um mínimo de emissões poluentes, utilizando ainda plásticos reciclados que podem depois ser reaproveitados para outros projetos. No interior, há couro de ananás e as janelas são em policarbonato em vez de vidro. Os componentes de eletrónica e infotenimento são modulares e podem vir a ser reutilizados também, explica o New Atlas.
Os detalhes sobre a motorização e alimentação não foram partilhados, com a equipa a revelar o uso de nove módulos de bateria de 2,3 kWh, um motor de 22 kW e um diferencial de um Audi antigo, além da aplicação de um sistema de travagem regenativa e de células fotovoltaicas no tejadilho e no capô.
A cada 20600 quilómetros percorridos, este carro tem a capacidade de remover cerca de dois quilos de CO2 da atmosfera. Apesar de o número não parecer impressionante, se considerarmos que a tecnologia pode ser replicada para milhões de veículos nas estradas, confere-se o potencial impacto nos esforços de descarbonização no mundo.
Um dos desafios prende-se com a capacidade dos filtros, que neste momento se esgota nos 320 quilómetros, o que significa que têm de ser substituídos, por exemplo, quando se vai recarregar as baterias. Depois de limpos, podem voltar a ser usados. “Conseguimos adiantar já que temos forma de aumentar a capacidade dos filtros nos próximos anos”, disse Louise de Laat, que coordenou o estudo. Ainda não há também plano concreto sobre o que fazer ao dióxido de carbono que é capturado.
A equipa pretende continuar a desenvolver o modelo e mostrar à indústria que pode ser feito e que há abordagens diferentes para endereçar o tema das emissões poluentes e da descarbonização.