Há cerca de um mês, a Hyundai Motor Co confirmou que as conversações com a Apple sobre um projeto de carro elétrico autónomo estavam a decorrer. Hoje, fonte oficial do grupo confirma que as discussões estão paradas. Os investidores não gostaram e as ações da Hyundai caíram 6,2%, desvalorizando a empresa em três mil milhões de dólares e as ações da Kia, do mesmo grupo, caíram 15%, numa desvalorização de 5,5 mil milhões de dólares. O grupo Hyundai Motor detém as duas empresas que estariam em negociações para ser o fabricante escolhido pela Apple para produzir o veículo com que a marca da ‘maçã’ entrará no segmento automóvel.
O comunicado do grupo aos reguladores do mercado financeiro explica que “estamos a receber pedidos de cooperação para desenvolvimento conjunto de veículos autónomos de várias empresas, mas ainda estão em fase inicial e nada foi decidido (…) Não estamos a ter conversas com a Apple para desenvolver carros autónomos”, cita a Reuters.
Na semana passada tinham surgido várias notícias que davam conta de que o acordo entre o grupo automóvel e a Apple estava próximo, com jornais sul coreanos a indicar que o documento seria mesmo assinado a 17 de fevereiro.
Sabe-se que internamente as conversações com a Apple foram recebidas com um misto de reações, surgindo executivos de topo a expressar receio de que a empresa de Cupertino transformasse o grupo Hyundai num mero fabricante contratado, como aconteceu com a Foxconn no fabrico do iPhone.