A Mobilize anunciou a Limo, um carro 100% elétrico que vai ter estreia mundial no Salão Automóvel Munique IAA Mobilidade 2021. Trata-se de um veículo criado de raiz com o objetivo de ser usado em transporte de passageiros, como serviços de táxi e TVDE. O modelo de comercialização é baseado exclusivamente em subscrição com tarifas flexíveis.
Como se trata de um veículo criado para transporte de passageiros, o espaço e conforto foram prioridades no desenvolvimento. O Mobilize Limo tem 4.68 m de comprimento, 1.83 m de largura e 1.47 m de altura. Tem o formato de berlina de 4 portas, com capô curto e tejadilho com perfil ‘mergulhante’. O banco do condutor é anunciado como ergonómico e confortável, respondendo às necessidades dos condutores profissionais, com regulação elétrica. A coluna da direção pode ser ajustada tanto em altura como em profundidade. Há um compartimento de armazenamento refrigerado entre os dois bancos dianteiros. A distância entre-eixos de 2,75 garante espaço a bordo para os passageiros do banco traseiro, com 288 mm de espaço para os joelhos e espaço para três passageiros adultos (piso plano). A bagageira do Mobilize Limo tem 411 litros de e há pneu sobressalente de reserva (alojado debaixo do painel do chão da bagageira).
O carro resulta de uma parceria entre o Grupo Renault e a Jiangling Motors Group Co. Após a apresentação pública, uma frota de 40 Mobilize Limo será lançada para validar os serviços que deverão estar disponíveis na Europa, a partir da segunda metade de 2022.
De acordo com o comunicado, “o Mobilize Limo será comercializado como uma oferta conjunta, que combinará o automóvel e os serviços para todos os tipos de condutores e utilizações, incluindo táxis, TVDE e outros serviços de transporte individual (por exemplo, transporte médico e transporte comunitário). A oferta da Mobilize incluirá um pacote completo de serviços com algo para todos, sejam eles motoristas a tempo inteiro, a tempo parcial ou até motoristas ocasionais. Estes serviços também estarão disponíveis para outros automóveis elétricos do Grupo Renault”.
O serviço de subscrição será gerido pelo RCI Banco e Serviços e “os contratos irão incluir quilometragens e duração de contratos flexíveis”. Para os condutores ocasionais existirá “uma solução ‘pay-as-you-drive’ (pague à medida que utiliza)” e, para os operadores de frotas, que prestam serviços de táxi/TVDE, “a Mobilize alavancará a sua rede de empresas parceiras para oferecer uma solução completa para a sua atividade (expedição da frota, pagamentos, carregamento dos automóveis, conectividade…) com o objetivo de otimizar os seus Custos Totais de Operações (TCO) e a excelência operacional ao serviço dos clientes”.
Toques de sofisticação
O Mobilize Limo tem puxadores de portas embutidos, que se destacam automaticamente com o destrancar das portas, faróis LED com “piscas deslizantes” e jantes de alumínio de 17”. A bordo, destaque para os estofos em TEF (resistente e fácil de limpar), faixas de luz nas portas de cores personalizáveis e ecrã central tátil de 12,3”, que complementa o painel de instrumentos digital de 10,25”. O condutor pode ter acesso remoto ao carro através de uma app, que pode ser usada, entre outras coisas, para localizar o automóvel.
No que à tecnologia de apoio à condução diz respeito, o Limo conta com sistemas como cruise control adaptativo, deteção de ângulo morto, aviso de desvio de faixa de rodagem, alerta de aproximação de tráfego, travagem de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito e câmara 360.
Autonomia e potência
A autonomia anunciada é de 450 km, o que permitirá, de acordo com a marca, uma média de dois dias de trabalho sem carregamento da bateria. O motor anuncia 110 kW de potência (150 cv) e binário de 220 Nm, o que permitirá uma aceleração de 0-100 km/h em 9,6 segundos e uma velocidade máxima limitada de 140 km/h.
A informação disponibilizada pela marca não indica as potências de carregamento, mas sabe-se que o Limo suporta carregamento em AC (corrente alternada) e DC (corrente contínua) e que, em carregamento rápido, será possível recuperar 250 km de autonomia em 40 minutos.