Exeed confirma chegada ao Brasil com SUV híbrido RX e elétricos E03 e E0Y

A marca chinesa Exeed finalmente confirmou sua chegada ao mercado brasileiro após meses de mistério e postagens nas redes sociais. Inicialmente, a empresa lançará três modelos por aqui: o SUV híbrido plug-in RX e os elétricos E03 e E0Y.

No entanto, ainda há muitas questões sem resposta em relação à chegada da Exeed ao Brasil, sendo a mais importante a data em que isso ocorrerá. Outra dúvida que ainda não foi respondida é se a Caoa, parceira do grupo brasileiro Chery, estará envolvida na operação da Exeed por aqui.

Em dezembro do ano passado, a Exeed afirmou que estudava “a possibilidade de operar de forma independente” por aqui e que estava procurando um “parceiro forte”. Na mesma época, a Caoa afirmou que “não havia informações” sobre o assunto.

A revista especializada Autoesporte procurou ambas as empresas para obter respostas, mas até o momento, nenhuma delas retornou o contato.

No que diz respeito aos modelos, sabe-se que a Exeed venderá o SUV híbrido plug-in RX, que utiliza a plataforma do Tiggo 9, apresentado há poucos meses na China. O modelo tem 4,78 metros de comprimento e 2,81 metros de entre-eixos, 1,92 metro de largura e 1,67 metro de altura, o que o torna maior do que o Caoa Chery Tiggo 8, mas sem capacidade para sete pessoas.

Na China, o RX tem motor 2.0 turbo de 261 cavalos de potência e 40,8 kgfm de torque, com câmbio automático de oito marchas. Para o mercado brasileiro, a Exeed informou que o SUV terá um conjunto híbrido plug-in, mas ainda não divulgou informações sobre o motor elétrico.

No interior, o RX promete sofisticação com acabamento refinado e visual moderno. O painel de instrumentos e a central multimídia são formados por uma única prancha com as duas telas dispostas lado a lado. O console central é elevado e o volante tem apenas dois raios.

Além do RX, a Exeed também trará os elétricos E03 (sedã) e E0Y (SUV), mas pouco se sabe sobre esses modelos. O E03 já apareceu em registros de patentes na China, mostrando um sedã com perfil cupê semelhante ao de Porsche Taycan e Audi RS e-tron GT. Alguns flagras de sites chineses também mostraram fotos do interior do modelo, ainda com alguma camuflagem.

Já o E0Y parece estar em uma fase de desenvolvimento anterior. A versão final deve ser mostrada no Salão de Xangai, que acontece em abril. Ambos os modelos utilizam a plataforma E0X da Chery, criada especificamente para veículos elétricos. É bem provável que os modelos recebam outros nomes quando forem lançados, mas ainda não há informações sobre motorização, autonomia ou tamanho das baterias – a única confirmação é que a CATL será a fornecedora das baterias.

No que diz respeito à Caoa, a decisão mais óbvia seria uma parceria com a empresa, dado que a Exeed pertence à Chery e utiliza as plataformas dos veículos da fabricante. No entanto, não há qualquer confirmação nesse sentido, e a relação entre as partes parece ter esfriado nos últimos anos. Em mais de uma ocasião, a Caoa Chery disse que traria os SUVs de luxo da Exeed, mas a chegada efetiva jamais aconteceu.

Em suma, a Exeed finalmente confirmou sua chegada ao Brasil, mas ainda há muitas incertezas em relação a essa operação. Os modelos híbrido e elétricos parecem promissores, e é possível que a marca encontre sucesso por aqui, mas apenas o tempo dirá se a Exeed será capaz de se consolidar em um mercado tão competitivo.

Fonte: Marca chinesa Exeed confirma chegada ao Brasil com três carros híbridos e elétricos | Mercado

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here