O aguardado carro da Apple ainda não saiu do papel. Mas o primeiro supercarro elétrico da Ferrari, que chegará ao mercado por volta de 2025, nascerá das mãos que criaram os maiores sucessos da marca da maçã. Estamos falando de Jony Ive, designer que ajudou Steve Jobs a desenhar o iMac, o Macbook, o tablet iPad e o maior ícone da Apple, o iPhone.
Na nota oficial, a Ferrari não dá detalhes sobre como vai funcionar a parceria entre a fabricante e a LoveFrom, empresa criada por Jony Ive e seu sócio, Marc Newson. John Elkann, presidente da Exor, atual controladora da Ferrari, disse que as conversas com Ive e Newson começaram em 2019, logo após a fundação da LoveFrom.
Elkann afirmou que esta é a oportunidade perfeita para combinar mentes criativas “mundialmente reconhecidas” para inovar o mercado de carros. O presidente da Ferrari disse estar “encantado” com o fato de Ive se unir ao conselho da companhia. E se mostrou otimista com futuros projetos da marca italiana.
Você também vai gostar de
Ferrari acelera eletrificação
Famosa pela potência de seus motores V8 e V10 movidos a gasolina, a fabricante italiana chegou atrasada na corrida pelos carros eletrificados. Somente em 2020 a Ferrari apresentou o SF90 Stradale, seu primeiro superesportivo híbrido, enquanto marcas como Lucid e Tesla fazem elétricos cada vez mais potentes. A Porsche, por exemplo, foi mais rápida e já comercializa no mundo inteiro o Taycan, seu primeiro elétrico.
Em 2022, a empresa pretende lançar o SUV Purosangue, com motor V12 ou V8 e propulsão elétrica, dando sequência ao processo de eletrificação da marca. Em breve, também deve apresentar opções com sistemas de condução semiautônoma. Um relatório de sustentabilidade mostra o crescente investimento em motores híbridos e elétricos.