Fiat 500e: o carro elétrico estiloso e discreto
O Fiat 500e é uma ótima escolha para quem procura por um carro 100% elétrico com bastante estilo, mas que ao mesmo tempo não demonstre ostentação. Com 118 cavalos de potência e 22,4 kgfm de torque, o veículo consegue arrancar de 0 a 100 km/h em 9 segundos e sua velocidade máxima é de 189 km/h.
O modelo é o primeiro carro totalmente elétrico trazido pela Fiat ao Brasil, tendo chegado em 2021 e atualmente é vendido a partir de R$ 224.990 na versão Icon, única disponível.
Seu design é no melhor estilo italiano, com faróis em LED, rodas aro 16 polegadas e apenas duas portas. Com suas dimensões de 3.632mm de comprimento, 1.683 mm de largura, 1.527 mm de altura e 2.322m de entre-eixos, o Fiat 500e é capaz de caber em qualquer vaga de estacionamento.
O 500e apresenta autonomia dentro dos padrões dos carros elétricos, tendo uma maior autonomia na cidade do que na estrada. Isso se dá por conta da recuperação de energia nas frenagens, o que acontece muito mais em ambientes urbanos.
Os diferenciais do carro elétrico da Fiat são muitos. A preocupação em estar dentro da faixa de rodagem e com os motociclistas que passam ao lado é consideravelmente menor do que em um SUV, por exemplo. Fazer curvas com o veículo também é bem tranquilo e a estabilidade impressiona tanto quanto a boa acústica, com o barulho de fora ficando bastante reduzido para quem está dentro do 500e.
Em contrapartida, o Fiat 500e é recomendado para uma família pequena, com no máximo uma criança, pois o espaço para os passageiros traseiros é bastante restrito. O conforto do motorista e do passageiro, porém, é ótimo, graças aos bancos de couro. O interior do carro tem seus mimos, como teto solar panorâmico, bom acabamento e freio de estacionamento eletrônico. O câmbio é curioso: dividido em quatro botões e fica no painel do carro. O painel de instrumentos é digital, a central multimídia de 10 polegadas tem boa navegação, mas o espelhamento do Android Auto e Apple CarPlay precisa de fios.
Para viagens mais longas, o planejamento é fundamental, pois é necessário conferir onde estão os postos de carregamento e seguir o roteiro. É preciso ter em mãos aplicativos como o PlugShare, que fornece informações sobre os eletropostos (postos de carregamento de carros elétricos). No caso do 500e, ele é compatível com a tomada caseira de três pinos, permitindo que o carro seja conectado a uma tomada convencional de 110 ou 220 volts e deixá-lo carregando por longas horas.
Em testes realizados, o Fiat 500e mostrou um consumo positivo em trechos rodados em modo Sherpa, onde a velocidade máxima é limitada a 60 km/h e o sistema One Pedal ajuda na economia de bateria. Também há os modos Range e Normal, que são mais intermediários e esportivos, respectivamente.
Com relação ao bagageiro, o Fiat 500e apresenta apenas 185 litros, o que seria suficiente para duas malas médias e duas mochilas. Quando os bancos traseiros são rebatidos, o espaço aumenta para 500 litros, o que é comparável ao porta-malas normal de um sedan ou SUV.
O Fiat 500e é uma ótima opção para quem procura um carro elétrico estiloso e discreto, ideal para quem valoriza o design e a autonomia na cidade. Seu preço, porém, é bastante elevado, o que limita sua aquisição a um público mais específico. Mas para quem busca um veículo com pouca manutenção, zero emissão de poluentes e praticidade no dia a dia, o Fiat 500e é certamente uma ótima escolha.
Fonte: Fiat 500e: teste com o hatch elétrico na estrada e na cidade