A Fiat quer modernizar sua linha de veículos e já traçou o seu plano para os próximos cinco anos. Até 2027, a marca italiana vai focar nos veículos menores e, para isso, vai lançar um compacto e outros três SUVs com dimensões menores. As novidades partem do plano de eletrificação total da Fiat até 2030.

O primeiro que deve vir a público é o compacto do tamanho do Punto, que se classifica acima do 500 elétrico na gama europeia. Apesar das dimensões similares, o modelo não será um sucessor do Punto e seu nome oficial ainda não foi divulgado.

VEJA TAMBÉM:

O compacto vai ser construído sobre a plataforma CMP, a mesma utilizada em outros veículos da Stellantis, como o Peugeot 208 e o novo Citroën C3. Um dos benefícios dessa plataforma é que ela permite que o veículo receba propulsão elétrica ou a combustão.

De acordo com o CEO da Fiat, Olivier François, o 500 ganhará versões além da “padrão” , do 500x e do totalmente elétrico 500e. O executivo ainda comentou sobre uma repaginação para o Fiat Panda, que voltará à linha de montagem da marca italiana e vai ser uma reinterpretação com “abordagem essencial e minimalista” do modelo lançado em 1980. O novo Panda deve ser baseado no conceito “Centoventi”.

Nos próximos cinco anos, lançaremos um carro novo por ano, por região, e seremos capazes de criar carros comuns para o mundo inteiro, o que é algo que tivemos muita dificuldade no passado”

A Autocar afirma que a futura gama da Fiat será composta por 10 modelos, sendo 5 globais (500, Panda, o compacto próximo ao Punto, além de dois SUVs compactos), outros 4 comerciais e um último que será exclusivo para a América do Sul.

Na Europa, a Fiat está apostando nos carros elétricos e vai lançar modelos a bateria todos os anos até descontinuar os motores a combustão. Com isso, François quer baixar o preço da eletrificação e tornar a Fiat uma espécie de “Tesla do povo”.

A Fiat anunciou um outro SUV para o mercado brasileiro: o Fastback. Veja alguns de seus atributos.

👍  Curtiu? Apoie nosso trabalho seguindo nossas redes sociais e tenha acesso a conteúdos exclusivos. Não esqueça de comentar e compartilhar.

Ah, e se você é fã dos áudios do Boris, procure o AutoPapo nas principais plataformas de podcasts:

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here