O Fiat Tipo se distancia cada vez mais do antigo hatch médio de linhas quadradas que chegou a ser produzido no Brasil. Agora, tanto a versão hatch, quanto a perua da atual geração do modelo, passam a ser híbridos leve. A lado do 500X, o “SUV do 500”, que também ganha a mecânica atualizada, os modelos foram os últimos da marca a se eletrificarem na Europa.
Assine a Quatro Rodas a partir de R$ 9,90
Tanto o Tipo, quanto o 500X, serão equipados com a mesma mecânica inaugurada há menos de um mês em Jeep Compass e Renegade e-Hybrid. O conjunto híbrido leve (MHEV) une o motor GSE 1.5 turbo, da mesma família dos 1.0 T3 e 1.3 T4 que equipam modelos do grupo Stellantis no Brasil, como Fiat Pulse e os Jeep Compass e Renegade.
Sozinho, o motor a combustão gera 130 cv e 24,5 kgfm. Ele tem o auxílio de um motor elétrico de 20 cv e 5,6 kgfm. Esses são os primeiros modelos da Fiat que podem funcionar apenas com o motor elétrico. Em situações como em um engarrafamento, arrancada ou manobras para estacionar, o sistema dispensa o uso do motor a combustão, funcionando de maneira 100% elétrica.
Entre os principais benefícios desse novo sistema está a economia de combustível. Segundo a Fiat, ambos os modelos são mais econômicos do que suas respectivas versões com motor a diesel. O 500X Hybrid tem um consumo médio de 19 km/l, enquanto sua variante com motor 1.6 diesel faz, em média, 18,5 km/l.
Compartilhe essa matéria via:
Já o Tipo Hybrid tem média de aproximadamente 21 km/l, enquanto sua versão com mesmo motor a diesel do 500X faz 20 km/l, de acordo com a Fiat.
Porém, a economia não atrapalhou o desempenho, pelo contrário. A marca informa tempos de 0 a 100 km/h de 8,8 segundos para o Tipo e 9,4 segundos para o 500X. Muito graças ao torque instantâneo do motor elétrico que, além da força extra, também ajuda a atenuar o turbo lag do motor a combustão.
Como parte do pacote de segurança, ambos os modelos virão com sensor e alerta de fadiga (estreando no 500X), frenagem autônoma de emergência, reconhecimento de sinais de trânsito, assistente de permanência em faixa, assistente de limite de velocidade, faróis automáticos e alerta de ponto cego.
Cada um deles será produzido em uma fábrica diferente da Stellantis. O 500X Hybrid será construído em Melfi, na Itália, e o Tipo em Tofas, na Turquia. As encomendas já começam neste mês e as primeiras unidades chegarão às concessionárias europeias em abril. Os valores não foram divulgados.
Não pode ir à banca comprar, mas não quer perder os conteúdos exclusivos da Quatro Rodas? Clique aqui e tenha o acesso digital.