Anuncie seu carro na Mobiauto 

O icônico Uno se aposentou depois de 37 anos no Brasil. A despedida foi saudosa. A Fiat fez até uma animação em vídeo para relembrar os principais momentos do seu modelo, que terminou com um gracioso “ciao”, que em italiano serve para dizer adeus e também olá. 

Sim, é pura especulação. Mas temos outros indícios. A Fiat, por exemplo, já falou que poderia resgatar nomes de modelos clássicos para batizar novos carros. O protótipo flagrado camuflado será um SUV inédito, que o site Carscoops aponta como possível sucessor do Punto na Europa, que a fabricante italiana prometeu para 2023.

Mesmo camuflado, é possível perceber que as proporções, linhas, faróis e lanternas são muito parecidas com as do Opel Mokka, lançado na Europa em 2021. 

Protótipo camuflado semelhante ao Opel Mokka é apontado como o elétrico sucessor do Punto na Europa. E, segundo a imprensa da região, ele pode se chamar Uno

Leia também: Fiat Uno Ciao é a despedida de um dos maiores ícones das ruas brasileiras

A Opel, que já pertenceu à General Motors e compartilhou muitos carros com a Chevrolet no Brasil nos anos 1990 e 2000, foi adquirida pelo grupo PSA (Peugeot-Citroën) em 2017 e, hoje, pertence ao grupo Stellantis.

Essa união promete muitos modelos novos. O que se especula é que o novo SUV da Fiat será feito sobre a plataforma CMP, como o Peugeot 2008, Citroen C4 e o Opel Mokka. Sendo assim, o sucessor do Fiat Punto seria um SUV e não um hatch, o que faz sentido considerando as preferências mais recentes do público.

O modelo novo nós já temos. Já o nome… De todas as possibilidades que a Fiat poderia escolher, o Uno ganhou peso recentemente entre a imprensa europeia. Afinal, ele não foi um sucesso apenas na América Latina, onde se tornou o carro mais vendido da história da marca. Para os europeus, ele também é inesquecível. 

Protótipo camuflado semelhante ao Opel Mokka é apontado como o elétrico sucessor do Punto na Europa. E, segundo a imprensa da região, ele pode se chamar Uno

Leia também: Fiat tira internet da Toro por falta de chip e dá revisões grátis no lugar

Outra curiosidade está no tipo de motorização esse modelo usaria. Considerando os planos de eletrificação da Stellantis, a aposta mais certeira seria um propulsor 100% elétrico, já que a plataforma CMP não tem capacidade para um sistema híbrido. 

Por enquanto, tudo que temos ainda é um monte de nada. Sem nome, sem motor e sem informações se há planos do modelo vir para o Brasil um dia. Um ótimo caso para Sherlock Holmes. Nós mortais, aguardamos os próximos pronunciamentos da Stellantis. 

Imagens: Kleber Pinho @kdesignag / Carscoops

Você também pode se interessar por:

Cinco razões para o Jeep Renegade 4×4 trocar o motor diesel pelo flex
Como a Fiat fez um motor 1.3 ser o turboflex mais forte do mundo
Fiat Strada automática enfim é revelada, já acima de R$ 110.000
O engenheiro que ajudou o Fiat Uno a nascer e se aposenta junto com ele

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here