Terceira geração do SUV compacto faz parte de ofensiva da marca para voltar a crescer no país. Planos incluem outros três utilitários
O estágio do desenvolvimento da nova geração do Ford EcoSport está avançando.
O leitor Fernando Calza fotografou uma das mulas de teste do SUV compacto circulando na rodovia que dá acesso à pista de testes da Ford em Tatuí (SP).
“Mulas” são protótipos que utilizam a carroceria de outros carros adaptadas às dimensões (pelo menos comprimento e largura) do veículo novo.
Trata-se da primeira aparição da terceira geração do modelo no país. O protótipo flagrado usa a carroceria do Ka, mas tem altura maior e bitolas consideravelmente mais altas e largas.
E usar o Ford Ka nesta função faz todo o sentido. O projeto BX755, que dará origem ao novo EcoSport, está sendo tocado usando a mesma plataforma B2E da geração atual do modelo e também do Ka.
Contudo, como já está definido desde o início do projeto que o estepe ficará dentro do carro, é mais fácil usar o Ka como mula. O aumento do entre-eixos e a redução da altura total do modelo são outras das premissas do projeto.
O objetivo é aumentar o espaço interno e garantir linhas mais dinâmicas ao SUV compacto. E não ter estepe pendurado na traseira ajuda nessa missão.
Por dentro, uma das novidades será o quadro de instrumentos digital, como o do Puma europeu.
Tanto o Ka como o EcoSport são fabricados em Camaçari (BA), complexo que está responsável pela nova geração do EcoSport. O lançamento está previsto para 2021, já como linha 2022.
Até lá, a Ford terá outros SUVs na loja. O primeiro na fila de lançamento é o Territory, que chegará importado da China no ano que vem com motor 1.5 turbo de origem Mitsubishi convertido para flex.
Outro que também está na fila é o “baby-Bronco”, também conhecido como “Maverick”, “Bronco Sport” e “Bronco Adventurer”.
Trata-se de um SUV médio com design inspirado na nova geração do Bronco. Seus principais motores serão os 1.5 e 2.0 EcoBoost.
O terceiro é o Escape, SUV braseado na plataforma do Focus, que chegará ao Brasil apenas em versão híbrida. Ela já foi apresentada, mas só começará a ser vendida nos Estados Unidos nos próximos meses.
Une o motor 2.5 de ciclo Atkinson a gasolina (como o do Fusion Hybrid) com dois motores elétricos, resultando em potência combinada de 202 cv.
Com os planos da Ford para encerrar a produção do Fusion em 2021, o Escape poderá se tornar seu principal híbrido no Brasil.
Fotografou um segredo? Mande seu flagra para nós: 55 11 99975-9245.