A Ford divulgou seus resultados financeiros do quarto trimestre de 2020 na quinta-feira após o fechamento dos mercados e divulgou um prejuízo líquido de US $ 2,8 bilhões no trimestre e US $ 1,3 bilhão no ano inteiro. Nada disso foi surpreendente. No entanto, a Ford também anunciou uma duplicação de seu investimento em veículos eletrificados para US $ 22 bilhões até 2025 e um aumento em seu investimento total em direção automatizada de US $ 4 bilhões para US $ 7 bilhões.
A Ford começou a entregar o Mustang Mach-E, seu primeiro veículo elétrico especialmente construído, no final de dezembro e planeja aumentar as entregas a partir deste mês. Mach-Es para a América do Norte e Europa estão sendo produzidos no México, mas a montadora anunciou recentemente que acrescentaria produção para o mercado chinês de sua fábrica de montagem em Changan nesta primavera.
Até agora, a Ford anunciou três novos veículos elétricos a bateria, o Mach-E, a van comercial e-Transit que chegará neste outono e um F-150 elétrico com lançamento previsto para 2022.
“Estamos acelerando todos os nossos planos – quebrando restrições, aumentando a capacidade da bateria, melhorando os custos e colocando mais veículos elétricos em nosso plano de ciclo de produto”, disse Jim Farley, CEO da Ford.
Como parte do compromisso ampliado, a Ford afirma que os veículos elétricos serão fundamentais para a marca premium Lincoln. Estratégias semelhantes estão sendo seguidas por muitas outras montadoras, incluindo a General Motors GM + 1,1% GM + 1,1% GM + 1,1% GM + 1,1% que tem como meta 2030 ter todos os Cadillacs elétricos.
A Ford ainda não revelou nenhum outro produto elétrico específico, mas como parte de seu último contrato com o sindicato canadense UNIFOR, se comprometeu a construir veículos elétricos na fábrica de montagem de Oakville, Ontário. Além de Oakville, Cuautitlán, o México está construindo o Mach-E, Dearborn, Mich produzirá o F-150 e a fábrica de montagem de Kansas City construirá o e-Transit.
Para apoiar as vendas crescentes de EV, a Ford também está expandindo a rede de recarga disponível por meio do aplicativo Fordpass de 13.500 para 16.000. Os proprietários de Ford EV podem configurar o pagamento por meio do aplicativo e, em seguida, receber automaticamente a cobrança nos carregadores que fazem parte da rede quando o veículo é conectado.
Como parte do desenvolvimento contínuo de seu programa de veículos automatizados, a frota da Argo AI em Miami empreendeu um programa de entrega piloto de bens beneficentes durante o quarto trimestre. Os veículos concluíram as entregas autônomas de mantimentos e material escolar, endereço a endereço. A Ford e a Argo AI estão agora testando protótipos de quarta geração baseados no Ford Escape Hybrid, que apresentam a configuração de hardware de intenção de produção antes do lançamento comercial planejado dos serviços em 2022. Esses serviços devem estrear em Miami, Washington DC e Austin, Texas. .