A Ford apresentou nesta sexta (26) a 14ª geração de seu modelo de maior sucesso: a picape grande F-150. A nova Ford F-150 foi criada para trabalho e lazer num nível máximo, com grande capacidade de reboque, carga útil, torque e potência. Ela também vem com a central multimídia Sync 4 e dá um salto em conectividade. O novo design deixou a rainha das picapes (é a mais vendida do mundo há décadas) mais arrojada e mais resistente. O interior também é totalmente novo e focou em conforto, tecnologia e funcionalidade.
São 11 opções de grade disponíveis em toda a linha F-150, além de novos apliques de porta traseira. As atualizações funcionais incluem faróis, lanternas traseiras e estribos estendidos para maior acessibilidade à caixa de carga da caçamba. A nova F-150 também é a mais aerodinâmica de todos os tempos.
O interior foi completamente redesenhado. Com materiais aprimorados, novas opções de cores e mais armazenamento, ele foi pensado para as necessidades dos clientes de picapes grandes. Todas as superfícies foram cuidadosamente projetadas, como assentos bicolores mais resistentes e um novo porta-luvas duplo padrão. Em termos de tecnologia, ele vem equipada com o Active Drive Assist, que permite ao motorista dirigir sem colocar as mãos no volante.
A nova F-150 apresenta um novo display central de 12” que permite aos clientes dividir a tela e controlar várias funções simultaneamente, incluindo recursos de navegação, música ou da própria picape. Uma tela tátil de 8” significa que cada cliente obtém a funcionalidade da tela e melhor visão da câmera traseira. As duas telas apresentam acesso ao novo manual do proprietário digital. Um novo quadro de instrumentos digital de 12” disponível possui uma grande área para o computador de bordo, com gráficos e animações específicas para picapes grandes.
O novo trem de força V6 3.5 PowerBoost híbrido adiciona torque elétrico instantâneo à picape. A nova Ford F-150 pode rodar cerca de 700 milhas (1.126 km) com um tanque de gasolina e é capaz de rebocar mais de 5.400 kg. O PowerBoost combina o comprovado motor EcoBoost da Ford e a transmissão automática SelectShift de 10 velocidades com um motor elétrico de 47 cv de potência (35 kW) integrado à transmissão, além de software calibrado especialmente para o uso em picapes grandes, incluindo modos de tração como o modo de reboque/transporte. A Ford não informou sobre o restante da motorização. O V6 3.5 da F-150 tem 380 cv de potência e 470 Nm de torque. Nos EUA, a F-150 utiliza também motores V6 3.3, V6 2.7 e V6 3.0, além de um V8 5.0.
A bateria do sistema híbrido completo (e não leve) fica embaixo do picape, deixando a cabine e a caixa de carga do PowerBoost F-150 tão espaçosas para passageiros e carga quanto outros modelos F-150 comparativamente equipados. O sistema é capaz de manter a bateria em temperaturas extremas externas ou sob cargas pesadas. Além disso, o sistema Pro Power Onboard expande a capacidade da F-150, trazendo níveis de gerador de energia exportável para locais de trabalho, locais de acampamento e vida cotidiana. A energia é acessível através de tomadas na cabine.
Todas as F-150 são produzidas nas fábricas da Ford em Dearborn, Michigan, e em Kansas, Missouri. A nova geração da F-150 estará disponível no mercado norte-americano no outono do Hemisfério Norte (primeira no Brasil). Pelo menos antes da pandemia de coronavírus, havia possibilidade de a F-150 voltar a ser importada para o mercado brasileiro.
Veja também: