Ken Miles é interpretado por Christian Bale, mas uma vez em um grande trabalho

Divulgação / Fox Film do Brasil

‘Ford vs Ferrari’ conta a batalha de Le Mans no ano de 1966 pela ótica dos americanos

Divulgação / Fox Film do Brasil

É claro que Il Commendatore nunca aceitaria aqueles ianques de carros feios comprando a sua preciosa fábrica. Desaforos ditos, à Henry Ford II sobrou apenas uma escolha: vencer a Scuderia Ferrari em Le Mans.

Entram em cena Carroll Shelby, ex-piloto e único americano a vencer as 24 Horas até então (interpretado por Matt Damon), e o piloto esquentadinho e sem muita perspectiva na carreira chamado Ken Miles (Christian Bale, merecendo mais uma vez indicações na temporada de premiações de Hollywoood). Assim começa o conflito verdadeira do longa, em uma história de idas e vindas.

É aqui, também, que ‘Ford vs Ferrari’ se diferencia de outro blockbuster recente baseado nas corridas: ‘Rush: No Limite da Emoção’. Se o filme sobre a disputa do título da Fórmula 1  em 1976 focou mais na briga na pista, a nova produção da Fox explica como Shelby e Miles, junto com outros engenheiros, transformaram os belos GT40 em carros rápidos. Também é o retrato de uma época na qual os grandes pilotos precisavam ser, além de tudo, mecânicos. 

O belo Ferrari 330 P3 em ação no filme

Reprodução / Fox Film do Brasil

Por motivos de tempo e para construir uma narrativa que envolva o espectador, o longa-metragem reduz bastante essa história. Sabemos apenas de relance que o GT40 foi originalmente desenvolvido na Inglaterra (em parceria com a Lola, algo não mencionado). Grandes pilotos da época, como Bruce McLaren, Chris Amon, Dan Gurney e outros são citados rapidamente ou possuem pouco tempo de tela. Ainda assim, há tempo de fazer uma bela homenagem: Dan é interpretado pelo próprio filho, Alex Gurney, que também é piloto profissional.

Vale mencionar que o roteiro usa como ponto de vista o lado dos desafiantes, dos americanos. Ainda que respeitoso ao lado dos europeus, eles estão ali apenas como os grandes adversários.

De qualquer forma, até mais do que o título revela, ‘Ford vs Ferrari’ não é apenas sobre a grande disputa entre as duas tradicionais marcas. Temos o embate entre aqueles movidos pela paixão – Shelby, Miles e Ferrari – contra aqueles que estavam nas pistas apenas pelas fotos de divulgação e pelas ações de relações públicas – os engravatados de Detroit, incluindo o próprio Henry II. 

Uma dualidade que se tornou parte do automobilismo e nos persegue até os dias atuais (talvez, hoje, com o lado do marketing muito maior do que deveria).

O longa é até que respeitoso ao retratar Enzo Ferrari – famoso por sua personalidade forte

Divulgação / Fox Film do Brasil

As cenas de corrida se diferenciam um pouco dos outros filmes sobre automobilismo (ou corridas em geral) que tivemos recentemente. Afinal, o mesmo conflito que move os personagens foi trazido às cenas de ação, que procuram trazer para o espectador a sensação de estar no limite que existe na vida real. 

Se você for um fã da velocidade, assista ‘Ford vs Ferrari’. Após as 2h32 de duração do longa-metragem, certamente terá algumas lágrimas nos olhos – e, se respirar profundamente na escuridão da sala de cinema, sentirá o doce aroma de gasolina e borracha, mas salgado pelo sangue de todos aqueles que deram a vida por essa paixão que nos une.



LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here