A Ford inscreveu o Kuga ST-Line X 2.5 Duratec FHEV 190cv na 3ª edição dos Global Mobi Awards Prio, categoria Melhor Carro Híbrido Plug-in. O Kuga FHEV é o primeiro SUV da Ford com a opção Plug-In Híbrida e que combina um motor elétrico a bateria separado do eficiente motor a combustão de 2,5 litros. Tem uma autonomia até 56 km, o que faz dele um dos carros com maior autonomia da sua classe.
O Kuga FHEV com autocarregamento combina um motor Duratec de 2,5 litros extremamente eficiente com um grande motor elétrico ativado por bateria. Tal como acontece com o EcoBlue Hybrid, o sistema recaptura a energia normalmente perdida enquanto desacelera. Mas a bateria maior pode armazenar mais energia para melhorar ainda mais a economia de combustível e até mesmo conduzir curtas distâncias apenas com energia elétrica.
O Kuga Hybrid combina um trem de força electrificado com a nova tecnologia opcional AWD Intelligent All-Wheel Drive da Ford. Em paralelo, esta variante Híbrida FHEV também apresenta a transmissão automática Power-Split com função de simulação de mudanças que imita as mudanças de velocidade de uma transmissão automática convencional nos modos de condução Normal ou Desportiva.
Em termos de eficiência, o novo híbrido Kuga Hybrid FHEV Hybrid tem um consumo médio de combustível de 5,4 l/100 km e emissões médias de CO2 de 125 g/km, valores já medidos de acordo com o ciclo de homologação WLTP. Os dados preliminares de desempenho da versão de tracção dianteira mostram uma aceleração de 0-100 km/h em 9,1 segundos.
Esta nova versão FHEV do SUV da Ford é a terceira “electrificada” da sua gama, depois da variante híbrida PHEV plug-in e do também interessante EcoBlue Hybrid diesel Estas três versões são três dos 17 modelos “electrificados” Ford que chegarão ao mercado antes do final de 2021, a expressão da aposta da marca num futuro mais amigo do ambiente.