A Ford acaba de lançar no Brasil sua primeira picape híbrida, a Maverick Hybrid. Construída sobre a mesma plataforma do utilitário esportivo Bronco Sport, a picape chega na versão Lariat FX4, de perfil off-road, e oferece um trem de força híbrido composto por um motor 2.5 Atkinson de quatro cilindros a gasolina e um elétrico. A potência combinada é de 194 cavalos e o torque máximo surge de forma praticamente instantânea e de maneira bastante silenciosa.

O ponto forte da nova versão é a economia de combustível. Segundo o Inmetro, o novo modelo faz 15,7 km/l na cidade e 13,6 km/l na estrada, com média de 14,6 km/l. Combinado ao tanque de 57 litros, tal consumo resulta em uma autonomia de mais de 800 quilômetros. A caçamba tem capacidade de carga de 659 quilos e 943 litros.

A Maverick é menor que a Ranger, a picape média da Ford com chassi sobre longarinas, trazida da Argentina. Mas tem dimensões estrategicamente mais encorpadas em relação às da Toro, picape intermediária da Fiat que atinge o mesmo público ambicionado pela Maverick. A ideia é oferecer uma opção para quem busca uma picape menor e mais ágil para o uso pessoal urbano em comparação às médias, com dirigibilidade e recursos similares aos dos SUVs.

O design segue a tendência musculosa da atual linha global de picapes da Ford, com faróis em leds que têm formato de “C” e são unidos por uma barra dupla horizontal que atravessa a ampla grade e sustenta o tradicional logo oval azul centralizado. No perfil, destacam-se a silhueta quadrática e a altura reduzida. As rodas diamantadas de liga leve de 18 polegadas são calçadas com pneus 225/60 de baixa resistência ao rolamento. Além do sistema de freio regenerativo, a eficiência energética é ajudada pelo Auto Start-Stop, que desliga momentaneamente o motor quando o carro fica parado, com o motorista com o pé no freio.

Por dentro, a Maverick oferece acessos à cabine dignos de carros de passeio e algumas soluções interessantes, como o compartimento de 58 litros escondido sob o banco traseiro, ideal para abrigar objetos que se pretenda manter protegidos, e o painel digital com assistente VE (veículo elétrico) para informar o nível de potência utilizado. Na lista de equipamentos de série, estão o ar-condicionado automático digital de duas zonas, a chave com sensor de presença, a abertura das portas por código sem chave (Keypad), os bancos com ajuste elétrico de oito posições para o motorista, o painel de instrumentos com tela colorida de 6,5 polegadas, entre outros. O sistema multimídia Sync com tela “touchscreen” de 8 polegadas é compatível com Android Auto e Apple CarPlay (com uso de cabos).

A segurança da Maverick é reforçada por cintos de três pontos com ajuste de altura e pré-tensionadores na frente, assistente de partida em rampas, monitoramento de pressão dos pneus e alarme perimétrico com imobilizador, além de sete airbags (dianteiros, laterais, de cortina e de joelhos para o motorista). Mais raras no segmento de picapes são tecnologias como o assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre e ciclista, o alerta de colisão frontal, o sistema de assistência de frenagem e o freio automático após impacto.

O preço anunciado para a nova picape é exatamente o mesmo da versão AWD com motor 2.0 turbo EcoBoost a gasolina – R$ 244.890, sem opcionais, e pode variar de acordo com as especificações tributárias de cada Estado. Com baixo consumo de combustível, grande autonomia, design musculoso, acessos à cabine dignos de carros de passeio e soluções interessantes no habitáculo, a Maverick Hybrid chega ao mercado brasileiro para oferecer uma opção mais ágil e mais eficiente para o uso pessoal urbano em comparação às picapes médias, com dirigibilidade e recursos similares aos dos SUVs.

Fonte: A Gazeta | Ford Maverick Hybrid faz média de 14,6 km/l com motores elétrico e a gasolina combinados

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here