A Ford Motor anunciou hoje que vai investir U$ 1 bilhão para construir uma nova unidade de produção em sua fábrica na cidade de Colônia, Alemanha, e iniciar a produção de seu primeiro carro de passageiros totalmente elétrico construído na Europa, já para 2023.
O investimento é parte de um plano mais amplo para dobrar os gastos da empresa no desenvolvimento de veículos elétricos nos próximos cinco anos.
A mudança da Ford segue o anúncio de muitas outras montadoras que visam aumentar drasticamente o investimento em veículos elétricos, já que a indústria automotiva começa a eliminar o motor de combustão interna e mudar quase inteiramente para veículos elétricos e híbridos na próxima década.
A Ford fez o anúncio ao revelar que a empresa voltou a ter lucro na Europa no quarto trimestre de 2020 e está a caminho de atingir uma meta de margem de lucro antes dos impostos de 6%.
A Ford também afirmou que o novo investimento em um veículo elétrico de mercado de massa construído na Europa visa modernizar sua fábrica de montagem de veículos em Colônia, o local onde a Ford vem construindo carros desde antes da Segunda Guerra Mundial.
O “Cologne EV” é parte de um plano mais amplo de dobrar o investimento da empresa em veículos elétricos para US$ 22 bilhões até o final de 2025.
As ações da montadora estão em alta de 1,99% no pré-mercado da bolsa de Nova York, para US$ 11,77.
Carros elétricos — Foto: Getty Images