Ainda em 2020, um fato curioso ressalta a eficiência da segurança dos elétricos. Na cidade de Curitiba, no Paraná, o carro elétrico da marca JAC, modelo V40, foi roubado e resgatado pela Polícia Rodoviária Federal (PRF), pois os ladrões não sabiam que o veículo era elétrico e tentaram abastecer com gasolina.
No caso de frotas corporativas, além dos sistemas de conectividade originais de fábrica, existem mais dispositivos que indicam a localização do veículo em tempo real, possibilitando interação com o condutor e desligamento remoto. Tecnologia brasileira que resolverá em escala questões de segurança que impactam os grandes centros urbanos.
Tecnologia
Em uma conversa recente sobre o tema com Gabriel Pereira, CEO da startup InfraSolar, que faz parte do hub de startups da U/Energy, braço de energia da Ucorp.app, Falamos sobre como a combinação de técnicas de inteligência artificial com big data analytics para analisar e cruzar dados de comportamento dos seus usuários, os chamados smart drivers, pode gerar mudanças significativas nas cidades.
Com o uso da inteligência artificial, vamos ajudar empresas a obter visibilidade dos dados de utilização de energia elétrica em tempo real, reduzir custos operacionais e promover a mobilidade elétrica nas frotas corporativas
Unindo forças, nasce um ecossistema composto por empresas da infraestrutura de energia e tecnologia de mobilidade que permitirá conectar pontos de recarga a uma plataforma única. Dessa forma, indica a previsão de demanda de energia para recarga em bases de carregamento de veículos elétricos por microrregião que grandes empresas operam.