Sylvio de Barros, um empreendedor com quase três décadas de experiência no mercado automobilístico, lançou recentemente a startup zMatch, que se concentra no promissor mercado de carros elétricos, seguindo um modelo de clube de assinaturas. A startup está recebendo seu primeiro investimento institucional, liderado pelo Revolution, um fundo focado em fintech que tem Jorge Paulo Lemann e Marcelo Lacerda como LPs. A rodada de investimento também inclui Canary e IGF Wealth Management, bem como investidores anjo que são entusiastas de carros elétricos e já usam o serviço da zMatch.

Desde que surgiu, a zMatch operou com uma parceria com a Movida, fornecendo carros elétricos aos seus clientes em um modelo que Barros chama de “asset light”. Agora, com os recursos provenientes da rodada de investimento, a ideia é começar a comprar uma frota própria de carros elétricos para alugar aos clientes. A meta é ter 50 carros até o final deste ano.

Atualmente, a zMatch trabalha com três categorias de carros elétricos . O foco, neste início, é atender um cliente de nicho e que terá o carro elétrico como segundo ou terceiro carro. E, claro, é capaz de pagar por isso. “Esse é um nicho resiliente de mercado”, afirma Renata Porto, co-CEO da zMatch. “Vamos escalar à medida que a indústria escalar”.

O Parlamento Europeu aprovou uma lei, em fevereiro deste ano, que proíbe a venda de carros novos a gasolina e diesel na União Europeia a partir de 2035. Na Califórnia, nos EUA, os automóveis novos vendidos no estado deverão também ter zero de emissões a partir de 2035. Isso impulsiona ainda mais a indústria dos carros elétricos.

A zMatch é o primeiro investimento do Revolutiom, que pretende fazer aportes em até cinco fintechs. O fundo busca fundadores com experiência nessa área. Marcelo Peano, um dos sócios do Revolution, foi sócio da GP e da Lanx Capital, que geria o dinheiro de Jorge Paulo Lemann.

A zMatch é uma startup que está aproveitando a oportunidade de mercado, com a transição de veículos à combustão para elétricos acontecendo rapidamente, puxada por iniciativas governamentais. Com o investimento do Revolution, a zMatch estima atingir o equilíbrio financeiro em 2023.

Fonte: Fundador da Webmotors aposta no carro elétrico (e recebe seu 1º investimento)

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here