XC40 Plug-in Hybrid chega inicialmente no Brasil na verso topo de linha R-Design, que custa R$ 245.950
O lançamento no Brasil do XC40 Plug-in Hybrid, dias atrás, representa mais um passo na virada radical que a Volvo planeja implementar por aqui até meados de 2021, quando passará a vender exclusivamente carros eletrificados no mercado brasileiro. O XC40 Plug-in Hybrid chega inicialmente na versão topo de linha R-Design, que custa R$ 245.950, e traz sistema híbrido que combina um motor 1.5 turbo a gasolina de 180 cv com um motor elétrico de 82 cv, resultando numa potência conjunta de 262 cv.
De acordo com João Oliveira, diretor geral de operações e inovação da Volvo Car Brasil, a eletrificação estará no centro dos negócios da marca, não só com este lançamento, mas com outros que ainda virão. “Nosso compromisso é minimizar os impactos ambientais da mobilidade e, assim, tornar as cidades do futuro mais limpas”, assegura Oliveira.
Por dentro, o modelo exibe o estilo escandinavo e arrojado. Belos detalhes que estão por todos os cantos e os materiais cuidadosamente elaborados agradam aos sentidos. O teto solar panorâmico e elétrico traz ainda mais amplitude para o interior do veículo. Ar-condicionado de duas zonas e bancos elétricos esportivos (revestidos em couro e nobuck) proporcionam conforto e elegância.
Praticidade e segurança também mereceram atenção do fabricante. O XC40 híbrido inclui abertura e fechamento elétricos do porta-malas, que facilita para guardar compras e demais objetos; o conjunto de radar e câmera integra sistemas como o Pilot Assist que, com o Controle de Cruzeiro Adaptativo (ACC), mantém a velocidade e uma distância predefinida do veículo à frente, corrigindo a direção para manter o carro na faixa (até 130 km/h).
Marca já oferece 268 pontos de recarga no Brasil
Para facilitar a vida dos usuários de carros híbridos plug-in, a Volvo já oferece 268 pontos de recarga no Brasil, com previsão de chegar a 500 pontos. As baterias de íons de lítio têm capacidade de 10.7 kWh, que permitem uma autonomia de 47 km no modo Pure (totalmente elétrico). O carro possui uma tecla Hold que permite ao motorista bloquear o uso da bateria e uma tecla Charge para recarregar um terço da bateria com o uso do motor a combustão interna. A garantia da bateria é de cinco anos; a do carro é de dois anos.