A Toyota vem flertando com a ideia de introduzir SUVs mais acessíveis no mercado brasileiro há anos, sendo que hoje sua linha começa no RAV4 híbrido, que parte de R$ 217.990. Nessa faixa de preço, a marca fica de fora dos concorridos segmentos de utilitários esportivos compactos e médios, sem rival para modelos como os Jeep Renegade e Compass.
No entanto, a marca já anunciou um investimento de R$ 1 bilhão em sua operação nacional e aguardava-se que o aporte servisse para finalmente cobrir tais fatias de mercados em que a Toyota não participa. O Corolla Cross, que utiliza a mesma arquitetura do sedã feito em Indaiatuba (SP), é uma das possibilidades que devem ser fabricadas por aqui. O modelo inclusive já foi flagrado e a estreia global deve ocorrer em 2021.
No entanto, com os efeitos da pandemia da Covid-19 no Brasil, diversos investimentos de montadoras em nosso mercado foram suspensos ou repensados, atrasando algumas estreias por aqui. Com isso, houve rumores de que os SUVs da Toyota estavam em risco de atrasarem seus lançamentos por aqui. Vale lembrar que ainda não se confirmou qual será o modelo, ou modelos, inclusos no investimento…
Em entrevista ao jornal Valor Econômico, o presidente da Toyota para a América Latina, Masahiro Inoue, afirmou que a marca manterá seus investimentos no Brasil sem alterações. Assim, o cronograma para a estreia de novos modelos não mudou. “Não vou desistir (dos investimentos). Trabalhei para isso, acho que será bom para o Brasil e coisa boa tem que ser feita conforme o planejado”, afirmou o executivo. Com isso, o lançamento do SUV brasileiro da marca deverá ocorrer já no ano que vem.