Os carros movidos a hidrogénio podem estar prestes a chegar ao Dakar. A GCK Motorsport tem um programa a quatro anos com base num chassis do Peugeot 3008 DKR começando com um carro elétrico no projeto que culmina com um veículo movido a hidrogénio.

A estrutura de Guerlain Chicherit revelou o GCK e-Blast 1, totalmente elétrico e capaz de percorrer longas distâncias, com vista a integrar a solução do hidrogénio à medida que o programa se desenvolve. A unidade motriz elétrica e as baterias são produzidas pela GCK Motorsport, permitindo ao carro debitar 340cv de potência. A velocidade máxima situa-se nos 180km/h.

Neste primeiro momento, o e-Blast 1 será revelado no Dakar do próximo mês de janeiro enfrentando o terreno em torno da cidade de Neom (Arábia Saudita), tendo prevista a participação noutras provas de todo-o-terreno do ano que vem. Enquanto o carro elétrico é desenvolvido, o mesmo acontecerá em paralelo com a solução de energia a hidrogénio, sendo o objetivo apresentar um carro movido com esse tipo de combustível em janeiro de 2022, estando pronto a competir em 2023 ou 2024.

Os planos derradeiros da GCK Motorsport são alinhar num Dakar com a sua equipa própria e dois carros, mas também disponibilizará a tecnologia comercialmente a outras formações que tenham a mesma visão de reduzir o impacto ambiental.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here