Carros voadores podem parecer uma invenção restrita aos filmes futuristas de ficção científica, como De Volta para o Futuro ou Blade Runner. No entanto, estes veículos já são uma realidade para algumas montadoras. Durante a Consumer Electronics Show (CES) 2021, a maior feira de tecnologia do mundo, a General Motors encantou o público ao anunciar uma linha de carros do futuro. Sob a marca de luxo Cadillac, a montadora revelou um carro voador e um veículo autônomo totalmente elétricos, com zero emissões de poluentes.
O Cadillac eVTOL, como são chamados os veículos elétricos de decolagem e pouso vertical, é autônomo, elétrico e foi pensado para servir como um táxi aéreo. Segundo a empresa, o carro promete um trajeto confortável e luxuoso aos clientes. O automóvel utiliza um sistema de propulsão de rotor coaxial, utilizado em helicópteros, e pode atingir velocidades de até 90 km/h. Com uma estrutura frontal translúcida, o veículo permite que o passageiro aproveite a vista área enquanto viaja.
Já o modelo Pod, como é denominado o veículo autônomo, pode acomodar até quatro passageiros. O automóvel também conta com bateria de última geração e foi pensado para que os passageiros possam socializar enquanto a tecnologia de direção autônoma os leva ao destino.
Apesar do anúncio ter animado os fãs da indústria automotiva, a companhia ainda não anunciou se os veículos serão vendidos ou produzidos. Entretanto, ao longo dos últimos anos, diversas empresas vêm apresentando projetos similares. O exemplo mais promissor é o PAL-V Liberty, considerado “o primeiro carro voador do mundo”, que foi autorizado a rodar em ruas e estradas da Europa em outubro do ano passado.