A General Motors Corporation começou a aceitar pedidos para seu primeiro crossover Cadillac totalmente elétrico no ano passado, mas já distribuiu todo o primeiro lote, cujo tamanho não foi especificado, em 19 minutos. A empresa promete começar a montar carros em 21 de março e a aceitação de pedidos de novos clientes será retomada em maio. As entregas de cópias seriadas da GM se comprometem a começar em poucos meses.
Este foi o resumo dos anúncios feitos pela corporação nesta semana. O próprio fato de a GM estar pronta para retomar a aceitação de pedidos do Cadillac Lyriq em maio sugere que a fabricante está confiante em sua capacidade de atender à demanda existente. A intriga continua sendo a capacidade da GM de manter o preço inicial prometido para o carro na região de US$ 60.000, porque nas condições atuais, muitos concorrentes aumentaram os preços devido ao aumento dos custos.
Não se sabe muito sobre as características do Cadillac Lyriq. O crossover será baseado na plataforma GM Ultium e será acionado até o eixo traseiro por um único motor elétrico de 340 cv. e torque de 440 Nm. Uma bateria com capacidade de 100 kWh fornecerá uma reserva de energia sem recarregar mais de 500 km. O carregador de bordo poderá consumir até 19,2 kW da rede AC e até 190 kW da rede DC para carregamento expresso de 300 km em meia hora. O sistema Super Cruise fornecerá ao carro funções ativas de assistência ao motorista.
Todos os modelos Cadillac após o Lyriq não serão equipados com motores de combustão interna e, até 2030, a marca deixará de vender carros com esse tipo de usina. Em um futuro próximo, a Cadillac lançará outro carro elétrico chamado Celestiq. No total, a controladora GM pretende trazer pelo menos 20 modelos de veículos elétricos para o mercado dos EUA até 2028.