União entre GM e Honda dará origem a uma família inédita de produtos, incluindo SUVs, prevista para estrear em 2027
A parceria entre a GM e a Honda terá mais uma vertente: desenvolver uma família inédita de veículos elétricos mais acessíveis, destinados aos segmentos mais populares em todo o mundo. Ela está prevista para estrear na América do Norte em 2027, quando começará a produção.
Os planos incluem modelos do segmento de SUVs compactos, atualmente o maior do mundo, com venda anual de mais de 13 milhões de unidades, além de um carro elétrico inédito para a América do Norte a ser posicionado abaixo do Chevrolet Equinox EV, que ainda será lançado.
O desenvolvimento em conjunto utilizará uma nova arquitetura global, empregando as baterias Ultium. O objetivo é uniformizar componentes e processos para assegurar a qualidade ao mesmo tempo em que aumenta a produtividade e reduz custos. As empresas também avaliam o desenvolvimento em conjunto de novas gerações de baterias para diminuir os custos da eletrificação.
“A GM e a Honda vão compartilhar o que tem de melhor em termos de tecnologia, design e manufatura para oferecer uma linha atrativa e mais acessível de veículos elétricos em escala global, incluindo nossos principais mercados na América do Norte, América do Sul e China”, disse Mary Barra, presidente e CEO da General Motors.
“A Honda está comprometida em alcançar sua neutralidade em carbono globalmente até 2050, o que exige a redução do custo dos veículos elétricos para tornar a posse dos EVs possível para o maior número de consumidores”, disse Toshihiro Mibe, presidente e CEO da Honda. “A Honda e a GM vão aproveitar esta colaboração tecnológica bem-sucedida para ajudar a alcançar uma expressiva expansão no comércio de veículos elétricos.”
A parceria entre General Motors e Honda já conta com vários projetos focados em tecnologias para veículos elétricos e autônomos e, desde 2013, as duas empresas trabalham em um sistema de célula de combustível de última geração e de soluções para o armazenamento de hidrogênio. A criação de produtos em conjunto também não é nova. Em 2020, as duas empresas já haviam anunciado planos de projetar dois carros elétricos, incluindo o Honda Prologue, a ser lançado no início de 2024, e o primeiro SUV da marca Acura.
Foto: Divulgação