A Great Wall Motors, uma das maiores fabricantes privadas de carros da China, flerta com o Brasil há cerca de uma década. Em 2011 a empresa já demonstrava interesse em vender seus carros aqui. Mas agora parece que o negócio vai avançar. Executivos da montadora procuraram autoridades brasileiras na última semana para sinalizar interesse em construir uma fábrica de carros elétricos e utilitários leves na região Sudeste.

A Great Wall vem estudando o Brasil há cerca de dois anos, bem como buscando regiões que ofereçam incentivos fiscais para a operação.

Great Wall SUVs Haval Jolion
Haval/Divulgação

Quem é a Great Wall Motors?

Fundada em 1984, a Great Wall Motors é uma montadora chinesa bem jovem. Nem “quarentou” ainda. Entretanto, a empresa é considerada a maior fabricante de capital privado do país. Sua especialidade são os SUVs e picapes, alguns deles muito populares na China. Atualmente, a fabricante reúne quatro marcas de veículos: Great Wall, Haval, WEY e ORA.

A fabricante expandiu seus negócios na última década. Em 2013, comprou a Haval, marca especializada em SUVs e crossovers. Quatro anos depois, em 2017, lançou a WEY, divisão de veículos de luxo. Na sequência, em 2018, criou a ORA/Euler, marca de carros elétricos. Trata-se da fabricante que apresentou o Punk Cat, clone elétrico do Volkswagen Fusca.

Inscreva-se no canal do Jornal do Carro no YouTube

Veja vídeos de testes de carros e motos, lançamentos, panoramas, análises, entrevistas e o que acontece no mundo automotivo em outros países!