A chegada da marca chinesa Great Wall Motors (GWM) ao Brasil tem gerado muita expectativa entre os consumidores. Inicialmente, a empresa planejava lançar a picape média Poer como seu primeiro modelo fabricado no Brasil, na planta de Iracemápolis (SP), antiga fábrica da Mercedes-Benz. No entanto, com a volta do imposto de importação para modelos híbridos e elétricos, em janeiro de 2024, a estratégia teve que ser alterada.
De acordo com Ricardo Bastos, diretor de relações governamentais da GWM, a Poer híbrida ficará para depois, assim como um SUV que usaria o mesmo sistema de chassi de longarinas. A prioridade passou a ser a linha Haval H6 e um SUV inédito, para concorrer com modelos como o Jeep Compass. Dessa forma, estes seriam os primeiros produtos feitos no Brasil pela marca.
Atualmente, a nova versão da Poer está em fase de testes e pode estrear no Brasil antes mesmo do mercado chinês. No entanto, é improvável que a picape faça sua estreia no mercado nacional utilizando unidades importadas, devido à volta iminente do imposto. Por isso, a GWM optou por priorizar seus produtos mais vendáveis e sensíveis ao preço, como a linha Haval H6.
Além da Haval H6, a marca está contando com outro modelo para ocupar o posto de produto nacional: o Haval H4, feito exclusivamente para o mercado brasileiro. Este modelo, baseado no Haval Jolion, visa adentrar o segmento de SUVs médio-compactos, que é bastante concorrido e conta com nomes como Toyota Corolla Cross, VW Taos e Jeep Compass.
O Haval H4 apresenta um visual mais conservador e, segundo imagens divulgadas pela marca, mantém a mesma carroceria do Jolion. Na Europa, o Jolion é híbrido em paralelo (HEV), com motor 1.5 aspirado a gasolina, elétrico, tração dianteira e consumo médio de 20 km/l com gasolina. Já o Haval H4 mede 4,47 metros de comprimento, 1,84 metros de largura e tem um entre-eixos de 2,70 metros.
Com esses movimentos estratégicos, a GWM busca consolidar sua presença no Brasil, adaptando-se às demandas e aos desafios do mercado nacional. Ao priorizar modelos que se encaixam nas exigências e preferências do consumidor brasileiro, a marca demonstra seu comprometimento em conquistar espaço e se destacar no cenário automotivo do país.
Fonte: Haval H6 híbrido flex será primeiro SUV nacional da GWM