Sete anos depois da chegada do Toyota Prius ao Brasil, o mercado de híbridos dará passos importantes no País neste ano. O primeiro será dado pela própria Toyota, no segundo semestre. Ela lançará uma configuração híbrida e flexível para seu modelo de maior sucesso, o sedã Corolla. Para não ficar para trás, a concorrente Honda resolveu agir. A marca anunciou que venderá três modelos híbridos no Brasil.
INSCREVA-SE NO CANAL DO JORNAL DO CARRO NO YOUTUBE
A revelação foi feita ontem, durante a inauguração da fábrica de Itirapina, no interior paulista. De acordo com o chefe de operações da marca no Brasil, Issao Mizoguchi, os três carros chegarão ao mercado até 2023.
+ Honda começa a produzir carros em Itirapina
A Honda não quis especificar quais serão esses modelos, qual será lançado primeiro, nem a data exata em que chegarão ao mercado. Sabe-se apenas que eles não terão fabricação local: serão importados.
Híbridos devem ser caros
Por isso, o mais provável é que as três novidades sejam modelos de valor agregado maior, o que ajudaria a tornar a importação vantajosa. Isso descartaria a ideia de um Fit híbrido, por exemplo. Uma boa aposta seria o CR-V Hybrid. A versão híbrida do SUV tem potência combinada de 184 cv. É pouco menos que os 190 cv do motor 1.5 turbo usado na opção Touring, à venda por R$ 189 mil.
O mesmo conjunto do CR-V Hybrid – propulsor 2.0 a gasolina e motor elétrico – também equipa o Accord Hybrid. Esse sedã poderia ajudar a Honda a neutralizar o provável sucesso do rival Corolla híbrido. Mesmo sendo bem mais caro.
Outra possibilidade é o Insight (foto acima), espécie de variante híbrida do Civic vendida no mercado americano. Com linhas ligeiramente diferentes na traseira, ele tem motores 1.5 e elétrico e gera 151 cv.