Já com 50 anos de estrada, o Honda Civic tem um novo modelo híbrido, o Civic e:HEV RS, que estava previsto para chegar em dezembro no Brasil, aproveitando as comemorações. Entretanto, o carro mais esportivo deve chegar apenas em janeiro de 2023.
O motivo do atraso ainda não foi confirmado pela fabricante japonesa, e pode ser relacionado à escassez de chips, peças, ou mesmo a uma paralisação numa de suas fábricas em Itirapina, no interior de São Paulo, que também afetou o lançamento do Honda HR-V.
Vale notar que o carro é eletrificado e promete rodar em média 20 km por litro com gasolina. O tal ‘e:HEV’ do nome se refere a um sistema composto por três motores —o 2.0 a combustão de quatro cilindros (de 140 cv e 18,9 kgfm) e mais dois elétricos (184 cv e 32,1 kgfm de torque).
A máquina promete ser capaz de mudar entre os modos híbrido, combustão de forma inteligente, além de 100% elétrico. A fabricante afirma que o modo a bateria é destinado para uso exclusivo em cidades, enquanto o modo híbrido é ativado nos momentos em que é necessário mais aceleração. Em estradas, o modo “Engine Drive”, do motor a combustão, é o mais recomendado.
Dentre as especificações do novo Civic estão 4,55 m de comprimento, 1,80 m de largura, 1,40 m de altura e 2,73 m de distância entre-eixos. A aceleração de até 180 km/h permite ainda que se vá de 0 a 100 km/h em menos de 8 segundos. O carro conta ainda com quatro ajustes de direção: Normal, Sport, Eco e Individual.
O carro promete ainda trazer recursos de assistência ao motorista, como piloto automático adaptativo, saída de faixas e frenagem anti-colisão, alertas de manobra, além de destacar tanto o Apple CarPlay e Android Auto na frente de entretenimento do possante.
Importado da Tailândia, o veículo custa cerca de R$ 150 mil neste país, enquanto pode chegar ao Brasil custando mais de R$ 250 mil.